Recentemente uma publicação no Facebook viralizou devido às milhares de partilhas que obteve. O post refere que uma viagem de carro entre Faro e Porto custa quatro vezes mais em portagens do que uma viagem entre Vilar Formoso e Valência com passagem por Madrid.
A publicação é de 4 de setembro e o automobilista que a fez destaca que se paga quatro vezes mais em portagens entre Faro e Porto do que entre Vilar Formoso e Valência, em Espanha, com passagem por Madrid. Há ainda outro fator a considerar. A viagem entre Faro e Porto é 150 quilómetros mais curta do que a viagem entre Vilar Formoso e Valência, com passagem por Madrid.
Recorrendo ao site “ViaMichelin“, da fabricante de pneus francesa, especializado no planeamento de viagens, o Polígrafo fez as contas.
“A plataforma estima que o custo total da viagem entre Faro e Porto seja de 101,46 euros. Dos quais 53,91 euros seriam gastos em combustível (a opção escolhida foi gasolina) e os restantes 47,55 euros iriam para as portagens. Estes valores são referentes ao itinerário mais recomendado pelo “ViaMichelin”, segundo o Polígrafo.
Já quanto à viagem entre Vilar Formoso e Valência, com passagem por Madrid, segundo dados do “ViaMichelin”o custo total é de 82,25 euros. 68,90 euros são para o pagamento do combustível, se for gasolina, e 13,35 euros estão destinados a portagens, pelo que se confirma ser sensivelmente quatro vezes mais elevado o preço cobrado em portagens.
Leia também: Homem tira férias sem autorização em Albufeira, encontra chefe num bar e acaba despedido