A Datapescas com a a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) compilou vários elementos estatísticos disponíveis, relativos aos meses de janeiro a setembro de 2023 (provisórios), comparando-os com os registados nos períodos homólogos dos anos de 2021 e 2022. Entre os dados disponibilizados está o valor médio das principais espécies de peixe vendidas nas lotas algarvias.
Os dados apresentados respeitam ao índice de preços no consumidor, às estimativas dos volumes e preços médios do pescado fresco/refrigerado desembarcado no Continente e nas Regiões Autónomas, à balança comercial dos produtos da pesca e à frota de pesca nacional.
Os preços médios apresentados nos quadros referentes às estimativas de desembarques traduzem o preço efetivo da primeira venda em lota.
Quanto custam as principais espécies vendidas em lota no Algarve?
A respeito da pesca do arrasto, a gamba teve um valor médio de 10,11 euros por quilo, o camarão 26,19 euros por quilo, o verdinho 0,99 euros por quilo e o lagostim 25,91 euros por quilo.
Já no que toca à pesca de cerco, a cavala foi vendida, em média, por 0,60 euros por quilo, a sardinha por 1,79 euros por quilo, o carapau 1,91 euros por quilo, o atum e similares 2,49 euros por quilo e o biqueirão 3,07 euros por quilo.
Finalmente, no que se refere à pesca polivalente, o polvo teve um valor médio de 8,48 euros por quilo, o choco 6,44 euros por quilo e a amêijoa 2,78 euros por quilo.
Leia também: Previsões apontam para rio atmosférico e chuva abundante nos próximos dias