Muitos acreditam, ao observar o mapa de Portugal Continental, que o ponto mais a sul se situa em Sagres. Contudo, uma análise mais precisa revela que o Cabo de Santa Maria, na Ilha Deserta em Faro, é o verdadeiro extremo sul. Chegar a este local exige apanhar um ferry e caminhar alguns quilómetros. O local está devidamente assinalado, e é comum os visitantes registarem a sua chegada com fotografias.
Para alcançar o Cabo de Santa Maria a partir de Faro, é necessário um trajeto de cerca de 1 hora e 30 minutos. A reserva do ferry deve ser feita antecipadamente no site da operadora Animaris, com o embarque a ocorrer no Cais das Portas do Mar. A viagem de barco, que dura aproximadamente 45 minutos, oferece a possibilidade de explorar os canais da tão apreciada Ria Formosa.
Na chegada à Ilha Deserta, a única ilha-barreira desabitada do Algarve, é preciso percorrer um passadiço de mais de 3 km até ao Cabo de Santa Maria. Durante o caminho, o contacto com outras pessoas é pouco frequente, mas a companhia da diversidade botânica da ilha, com mais de 55 espécies de plantas, torna o percurso ainda mais interessante. A aproximação ao cabo é assinalada por um conjunto de troncos com placas, marcando o ponto mais a sul de Portugal Continental.
Este local não é apenas conhecido pela sua serenidade e vasto areal na Praia da Barreta, mas também por ter a água mais quente de Portugal continental.
Os custos da visita estão associados apenas à travessia de barco. O ferry custa 5 euros por trajeto, enquanto a lancha, que reduz a duração da viagem para 15 minutos, custa 10 euros por percurso.
Leia também: Nesta ilha paradisíaca metade da população é portuguesa, come-se bacalhau e ouve-se fado