Depois de uma edição piloto que se revelou um sucesso e envolveu mais de 5 mil crianças e jovens de 200 escolas do Algarve, o projeto “Desafio da Água”, da Águas do Algarve, está de regresso com novas dinâmicas.
A 2.ª edição da iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, que visa sensibilizar a comunidade para a escassez de água, vai arrancar com dois roadshows escolares, um espetáculo de magia e uma atividade lúdico-pedagógica em que a água será a personagem principal.
Paralelamente, será lançada, gratuitamente, uma revista digital “Desafio da Água” que irá acompanhar as temáticas desta edição.
De abril de 2023 a março de 2024, serão mais de 10 temáticas abordadas, todas elas relacionadas com a preservação da biodiversidade, da sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.
Ao lado da Clarinha e do Salpico, mascotes já conhecidas, juntar-se-ão também duas novas personagens, uma lula e um polvo cujos nomes serão escolhidos pela comunidade, em votação livre, disponível no website.
Do lado do digital, continuarão a ser lançadas fichas, jogos e outros conteúdos lúdico-pedagógicos. A novidade revela-se nas redes sociais, em que o projeto ganha finalmente perfis próprios de Instagram e Tiktok, para sensibilizar mais crianças de norte a sul do país.
Com o início do ano letivo 2023-2024, as turmas voltarão a ser convidadas a participar num desafio criativo que pretende ajudá-las a adquirir comportamentos mais sustentáveis, como reforçar competências de trabalho de equipa, tomada de decisão e responsabilidade social e ambiental. O desafio culminará num evento final com atividades muito animadas para os mais novos e entrega de prémios para as turmas vencedoras de cada ciclo.
“Estamos certos, e a nossa experiência tem-nos mostrado que a educação ambiental tem mais e melhores resultados se começar logo nas camadas mais jovens, entenda-se ensino pré-primário e primário, sendo uma etapa fundamental para o desenvolvimento de comportamentos, da consciência social e ambiental e inclusivamente da solidariedade. Para além das nossas casas, é certamente na escola onde se aprendem os valores e comportamentos que nos acompanharão na vida adulta e nos definirão como cidadãos”, afirma Teresa Fernandes, porta-Voz da Águas do Algarve.
Este projecto conta com o apoio, da DGEstE | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve, que abraçou este Projeto desde o 1º momento.