Nomes de fabricantes de marcas brancas como como Natra, Importaco, ICFC e Schreiber podem não ser familiares ao consumidor médio, mas é quase certo que já experimentou os seus chocolates, nozes, gelados ou iogurtes.
Algumas das líderes da indústria alimentar estão escondidas atrás das marcas de distribuição, popularmente conhecidas como marcas próprias. Essas empresas, como explica o Executive Digest, têm como principais clientes redes de supermercados e fabricam produtos exclusivamente para essas marcas, sem investir nas suas próprias. Estas são algumas delas:
Importaco
Esta empresa, fornecedora da Mercadona, é a líder europeia em frutos secos. Também possui uma importante divisão de águas engarrafadas. Em 2022, o grupo Importaco movimentou 810 milhões de euros, dos quais 706 milhões vieram dos frutos secos. A empresa familiar valenciana está na terceira geração e é presidida por Toño Pons.
Cerealto Siro
Grupo de bolachas, pães e massas, que há décadas fabrica produtos Hacendado (marca da Mercadona). A empresa foi criada por Juan Manuel González Serna e passou por dificuldades financeiras, sendo resgatada pelos fundos Davidson Kempner e Afendis. O seu negócio ultrapassa os 450 milhões de euros.
Schreiber Foods
Empresa americana líder na fabricação de cream cheese, queijos e iogurtes de marca própria. Fornece para a Mercadona e outros produtores como a Danone.
Natra
Especialista em chocolates e bombons, foi criada em 1943 e hoje pertence ao fundo CapVest e produz chocolates tanto para redes de supermercados quanto ingredientes para a indústria. Os seus clientes incluem Aldi, Auchan, Carrefour, Dia, entre outros. A Natra possui seis centros de produção e fatura 473 milhões de euros anuais.
Barry Callebaut
A maior fabricante mundial de chocolates, focada em marcas de retalho. Com 65 centros de produção e mais de 13.000 funcionários, a empresa suíça fatura 8,9 mil milhões de euros anuais.
ICFC
Adquirida pelo grupo Ferrero há dois anos, a ICFC dedica-se à produção de marcas para distribuição e marcas Ferrero. Possui fábricas na Espanha e em Itália, produzindo gelados para redes como Carrefour, Auchan, entre outros. Tem um volume de negócios de 237 milhões de euros.
Helados Alacant
Outro fornecedor de gelados da Mercadona, fundado em 1972, foi vendido ao fundo Afendis. Teve uma faturação de 176 milhões de euros em 2022.
Huevos Guillén
Líder no fornecimento de ovos para a Mercadona, fornecendo cerca de 1.700 supermercados. A empresa familiar fatura cerca de 240 milhões de euros e tem diversificado suas operações para reduzir a dependência da Mercadona.
Estas empresas são a espinha dorsal das marcas brancas que encontramos nas prateleiras dos supermercados. Apesar de muitas vezes passarem despercebidas, desempenham um papel crucial na oferta de produtos de qualidade a preços mais acessíveis. Ao conhecer os fabricantes por trás das marcas, os consumidores podem fazer escolhas mais informadas e perceber que muitas vezes estão a adquirir produtos de grandes fabricantes, mas a preços mais convidativos.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger