O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe a Copa do Guadiana, para a quinta edição do maior torneio ibérico de futebol juvenil, que este ano conta com cerca de quatro mil participantes e 224 equipas, nas modalidades de futebol de cinco, sete e onze.
Atlético de Madrid, Benfica, Málaga, Porto, Real Betis Balompié, Sevilha e Sporting, são algumas das formações portuguesas e espanholas que vão disputar em campo a vitória numa prova organizada em parceria com a Câmara de Vila Real e o Ayuntamiento de Ayamonte, em Espanha.
Para Luís Gomes, presidente da Câmara Vila Real, “a Copa do Guadiana é um dos eventos desportivos mais importantes da região, já que mexe com a cidade e com o município. Representa um grande impulso e esforço em prol da economia do Algarve”.
Organização espera mais de 20 mil visitantes
São esperadas mais de 20 mil pessoas de todo o país, entre os dias 25 e 30 de Junho, o que representará um impacto económico estimado de 2,5 milhões de euros para a região, valor distribuído pela hotelaria, restauração e comércio local. Cerca de 80 pessoas trabalham no evento para suporte e apoio, nomeadamente ao nível técnico.
A organização da Copa do Guadiana, considera este evento como “um dos pontos altos da época, estando criadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização de grandes momentos futebolísticos, juntando os melhores jogadores da actualidade, dos diferentes escalões do futebol jovem”.
Os jogos acontecem diariamente, entre as 8.30 e as 20.30 horas, em diversos locais, nomeadamente: no Complexo Desportivo de Vila Real, no Campo Francisco Gomes Socorro, no Complexo Desportivo de Monte Gordo, no Estádio Blas Infante, no Estádio Ciudad de Ayamonte e na Isla Canela Golfe (em Ayamonte, Espanha)
Durante toda a prova vai ser criada a linha ‘Guadiana Bus’ para transportar os milhares de atletas, dos sete aos 14 anos, entre os alojamentos e os locais dos jogos e das cerimónias.
A cerimónia de abertura está marcada para o dia 25 de Junho, às 20.30 horas, no Complexo Desportivo de Vila Real. À excepção da abertura, cujo ingresso tem o valor de oito euros, todos os jogos do torneio têm entrada livre.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)