Em Portugal, a curva de novos casos continua descendente, depois de um pico que terá sido atingido perto de 25 de janeiro, ao registar 12.891 casos diários numa média calculada a sete dias. Atualmente esta média está abaixo dos 500 novos casos por dia – ao mesmo nível do verificado em setembro do ano passado.
NOVOS CASOS DE COVID-19 EM PORTUGAL
A nível comparativo, Portugal está agora na 92.ª posição no número de novos casos diários por 1 milhão de habitantes – há dois meses, e por 17 dias, Portugal liderou este ranking mundial com um valor médio que chegou a atingir 1264 casos por um milhão de habitantes.
MÉDIA SEMANAL POR 1 MILHÃO DE HABITANTES
Portugal é atualmente o Estado-membro da UE27 com menos novos casos – 46,4 por 100 mil habitantes. Estónia, Hungria e República Checa ocupam as posições mais altas da tabela.
NOVOS CASOS POR 1 MILHÃO DE HABITANTES
A incidência de casos confirmados em Portugal está consideravelmente mais baixa do que a média europeia e a tendência tem sido quase sempre decrescente desde o final de janeiro.
TOTAL DE CASOS
Cerca de 8% da população residente já terá tido diagnóstico positivo para SARS CoV-2, o que coloca o país na 12.ª posição comparativa. Em números absolutos, a posição desce para 27.º, logo abaixo da Bélgica e de Israel. França, Itália e Espanha são os Estados-membros com mais casos confirmados desde o início da pandemia.
MORTES DIÁRIAS POR 1 MILHÃO DE HABITANTES
Portugal está atualmente com menos mortes diárias do que a média dos parceiros europeus: apenas Chipre, Dinamarca e Finlândia registam menos mortes tendo em conta a população. A tendência mantém-se decrescente desde o início de fevereiro.
TOTAL DE MORTES
Desde o início da pandemia e a nível global somos o 13.º país com mais mortes registadas, 1647 por 1 milhão de habitantes. O país tem um valor equiparado ao dos Estados Unidos e mais alto do que Espanha, Brasil ou México. Neste mesmo indicador, República Checa, Bélgica e Hungria são os Estados-membros com registos mais negros.
Em valores absolutos, Estados Unidos, Brasil, México e Índia são os países com mais óbitos registados. Na Europa, Reino Unido, Itália, Rússia, França, Alemanha e Espanha têm os totais mais elevados. Portugal, com 16.794 mortes – números comparativos de ontem –, posiciona-se em 26.º.
EVOLUÇÃO DOS NOVOS CASOS POR REGIÃO
Tal como em Portugal, a nível global o número de novos casos passou por um pico em janeiro – influenciado principalmente pela situação da pandemia na Europa e na América do Norte – e iniciou uma queda até 20 de fevereiro. Desde então, os valores têm vindo a subir gradualmente com maior expressão na Europa, Ásia e América do Sul.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso