Diz-se que a beleza é subjetiva, mas a revista de viagens de luxo e lifestyle, Condé Nast Traveler, já nos tem vindo a habituar aos rankings que determinam quais são as praias mais bonitas do mundo ou os lugares mais espetaculares do planeta e até os melhores hotéis de cada continente. Agora chega a vez de descobrir quais são as aldeias, vilas e cidades mais bonitas de Portugal e há duas pequenas localidades do Algarve na lista.
Os olhos da aldeia do Algarve que é uma das mais bonitas do país estão virados para a Ria Formosa. Cacela Velha é hoje uma das mais pequenas e bem preservadas aldeias do Algarve. Em dez minutos vê-se Cacela de uma ponta à outra, mas será preciso mais tempo para conhecer a aldeia na perfeição. É que as casas caiadas de branco, a Igreja Matriz com o portal renascentista que resistiu ao terramoto de 1755 e os poetas que dão nome às ruas são detalhes que só se descobrem com tempo.
Aquela que é conhecida como a “aldeia mais típica do Algarve” é também um dos lugares mais bonitos do país, segundo a Condé Nast Traveler. Falamos da aldeia de Alte, situada no sopé da Serra do Caldeirão e com cerca de 2.000 habitantes. Uma visita a Alte deverá incluir uma passagem pela Igreja Matriz, com arquitetura de estilo manuelino, e pela cascata da Queda do Vigário, que se encontra bem perto do centro histórico da aldeia.
De salientar que a lista dos lugares mais bonitos de Portugal integra ainda o Carvalhal (Grândola), Talasnal (Lousã), Sortelha (Sabugal), Monsanto (Idanha-a-Nova), Amarante, Belmonte, Marvão e Lindoso (Ponte da Barca).
Leia também: Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica