O acesso às praias em Portugal ainda é gratuito, mas alguns areais do Algarve situam-se em pequenas ilhas, cujo acesso tem de ser feito de barco. Assim sendo, os trajetos de ferry são sempre pagos. Enquanto para as ilhas de Tavira, Armona e Culatra cada viagem de ida tem o custo de cerca de dois euros, uma viagem para a ilha Deserta, onde se situa a Praia da Barreta, custa pelo menos cinco euros, pelo que o trajeto de ida e volta atinge os 10 euros.
A ilha Deserta, tal como o seu nome indica, destaca-se por ser uma das menos frequentadas do Algarve. Ali não existe qualquer construção, à exceção do restaurante Estaminé, que serve os visitantes da ilha. Esta conta com cerca de 11 quilómetros de extensão e a Praia da Barreta é a mais famosa, nem que seja pelo facto de ser conhecida como a praia com a água mais quente de Portugal.
Há um preço a pagar para se estar numa das praias menos procuradas do Algarve e esse custo está relacionado com a viagem de barco entre o Cais das Portas do Mar, em Faro, e a ilha Deserta. Se optar por se deslocar no ferry, cada viagem tem a duração de 45 minutos e o preço está fixado nos cinco euros. Ao longo do percurso poderá observar de perto a fauna e flora que pautam a paisagem do Parque Natural da Ria Formosa.
Por outro lado, se quiser chegar à ilha em menos tempo, pode fazer a viagem numa lancha. Neste caso, o percurso leva apenas 15 minutos, no entanto, o preço de cada trajeto chega aos 10 euros. De salientar que pode fazer a reserva das viagens de barco através do site da Animaris ou nos espaços de venda presencial. Enquanto um deles se encontra junto à marina de Faro, o outro está junto ao Cais das Portas do Mar.
Leia também: Conheça o novo prazo de validade da carta de condução