Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Congresso em Vilamoura: Défice de magistrados do Ministério Público ultrapassa atualmente os 200

Para se atingir o quadro legal de magistrados seria preciso abrir 312 vagas até 2024, mas o próximo concurso vai ter apenas 52 vagas.

21:23 25 Março, 2022 21:23 25 Março, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O magistrado coordenador do Ministério Público (MP) Carlos Teixeira alertou hoje para os problemas causados pelo atual défice de 205 magistrados, salientando que para se atingir o quadro legal de magistrados seria preciso abrir 312 vagas até 2024.

Carlos Teixeira, que é também membro do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), falava sobre “O uso e abuso dos instrumentos de mobilidade” de magistrados, um dos temas em análise e discussão no primeiro dia de trabalhos do 12º Congresso do Sindicato dos Magistrados do MP, que decorre até sábado em Vilamoura, Algarve.

O magistrado coordenador da Comarca de Porto Este, lamentou que o próximo concurso para magistrados do MP tenha apenas 52 vagas, o que torna “impossível atingir o mínimo” exigível.

Carlos Teixeira considerou que seria necessário que o próximo concurso tivesse 145 vagas para equilibrar a questão do défice de magistrados, situação que acaba por afeta a mobilidade de magistrados e ter implicações nos mecanismos de reafetação, acumulação de processos e acumulação de funções.

O mesmo responsável lembrou que os instrumentos de mobilidade visam “melhorar o equilíbrio da carga processual”, “respeitar o princípio da especialização” dos magistrados e melhorar a qualidade do serviço prestado pelo MP, mas que, ao invés, “cada vez mais magistrados têm de ir para áreas que não são as suas áreas de especialização”.

Notando que a “falta de magistrados do MP ao longo dos anos tem sido gritante”, Carlos Teixeira criticou o facto de o Ministério da Justiça adiar e atrasar o pagamento das acumulações feitas por magistrados, não resolvendo este problema remuneratório da classe, apesar de o CSMP definir rigorosamente os critérios e apresentar as respetivas tabelas.

Numa sessão, que teve como moderador João Rato, procurador-geral adjunto junto do Tribunal da Relação do Porto, interveio ainda a socióloga e investigadora do Centro de Estudos para a Intervenção Social, Helóisa Perista, que abordou, entre outras questões, a temática “Os tempos das mulheres e os tempos dos homens – como se usam e qual o seu valor”, relacionada com as especificidades que cada um possui e apresenta e o impacto que isso tem no trabalho e na vida profissional.

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Habitação: Há 33.800 contratos de arrendamento com desconto no IRS – valor médio mensal é de €576
    Habitação: Há 33.800 contratos de arrendamento com desconto no IRS – valor médio mensal é de €576
  • Portugal deteria Putin e espera o mesmo dos outros 122 países signatários do TPI
    Portugal deteria Putin e espera o mesmo dos outros 122 países signatários do TPI
  • Portimão: Estação Elevatória de Águas Residuais do Vau já entrou em funcionamento
    Portimão: Estação Elevatória de Águas Residuais do Vau já entrou em funcionamento
  • Slide & Splash abre portas a 3 de abril e conta com novidades
    Slide & Splash abre portas a 3 de abril e conta com novidades
  • Piloto Miguel Oliveira agradado com novas cores da mota para a temporada de 2023. Na nova mota predominam azul, laranja e negro
    Piloto Miguel Oliveira agradado com novas cores da mota para a temporada de 2023. Na nova mota predominam azul, laranja e negro
  • Direitos Humanos: Rússia, China e Irão entre os piores países numa lista de 198
    Direitos Humanos: Rússia, China e Irão entre os piores países numa lista de 198
  • McDonald’s está a recrutar e tem 500 vagas para o Algarve
    McDonald’s está a recrutar e tem 500 vagas para o Algarve

Opinião

  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
  • Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
    Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
  • A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
    A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
  • Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
    Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
  • A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Um Governo próximo e comprometido com o Algarve  | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um Governo próximo e comprometido com o Algarve | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía
    O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve