A chuva forte que caiu durante cerca de meia hora, esta terça-feira de manhã foi o suficiente para alagar várias ruas de Faro e causar inundações no aeroporto Gago Coutinho.
A chuva caiu com mais intensidade entre as 8 e as 9 horas o que coincidiu com a altura de maior intensidade de trânsito em Faro. O resultado foi o de congestionamento em várias áreas da cidade, especialmente junto a escolas.
A Rua de S. Luís foi uma das áreas mais atingidas, a água entrou em vários prédios, lojas e viaturas.
O Largo de São Francisco foi outra das zonas afetadas. Os bombeiros e proteção civil tiveram de ser mobilizados para fazer o escoamento das águas.
No aeroporto de Faro a chuva entrou pelo teto e atingiu as áreas do check-in, controlo de segurança, partidas e chegadas o que levou a que alguns funcionários tentassem normalizar a situação recorrendo a baldes e esfregonas.
O fenómeno de ruas inundadas em Faro não é recente o que faz com que muitas pessoas coloquem barreiras de proteção junto às portas para evitar danos maiores
O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, desde logo esta terça-feira por influência da depressão Babet, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com um comunicado do IPMA, o tempo em Portugal continental “vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões”, que “transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água”.
Esta terça-feira, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, lê-se na nota, lembrando o IPMA que “para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos”.
Leia também: Aeroporto de Faro com inundações devido à chuva forte