A junta de Freguesia de Almancil deixou esta tarde um “pedido de ajuda para os bombeiros, proteção civil e voluntários”, nas redes sociais.
A junta de freguesia informa que “está a receber bens alimentares, tais como bananas, bolachas, barritas, sandes e águas”, agradecendo toda a colaboração possível.
Também a Associação Humanitárias de Bombeiros de Faro Cruz Lusa pede ajuda a todos na entrega no quartel de águas de 0,33 cl, barras energéticas e bebidas energéticas.
Vários tem sido os post’s nas redes sociais solidárias com os bombeiros, autoridades e voluntários. Alguns informam que os os supermercados da zona estão a ficar sem garrafas e garrafões de água, pelo que poderão encher de água da torneira e entregar à junta de freguesia.
São igualmente deixados vários avisos para não circularem nos acessos aos vários focos do incêndio que deflagrou em Faro na noite passada e que acabou por atingir Almancil esta manhã e Quarteira esta tarde, nomeadamente para Quinta do Lago e Vale de Lobo.
Das várias expressões, mais emotivas, deixadas nas redes sociais, destacam-se duas: “Que Deus ajude os Bombeiros” e “Almancil cercada pelas chamas”.
Entretanto, o POSTAL apurou que uma base de ambulâncias do INEM, localizada em Quarteira, foi evacuada devido ao incêndio que tem estado a afetar Almancil e que já se alastrou àquela zona. A informação foi avançada pelo presidente do sindicato dos técnicos de emergência hospitalar, Rui Lázaro, à Rádio Observador.
“A base situa-se numa antiga escola, com mato à volta”, explicou, criticando a ausência de limpeza do terreno por parte do INEM.
171 incêndios registados até às 19:00
Até às 19:00 desta quarta-feira, a ANEPC registou “171 incêndios”, uma situação que “põe muitos meios alocados ao ataque inicial”. Destes incêndios “27 ainda estão ativos”, e no terreno estão “mais de 2.600 operacionais, mais de 790 veículos e 30 meios aéreos“.
Destes 27, há 14 mais preocupantes e desses há seis mais complicados porque se desenvolvem “junto a áreas habitacionais”. O comandante especificou que são os incêndios em Pombal (Vale da Pia), em Leira (Caranguejeira), Faro (Montenegro), em Palmela, na Guarda (Seia) e em Aveiro (Oliveira Azeméis).
O IC8 e a estrada nacional (EN) 10 são, neste momento, as únicas vias com troços cortados. Mas, esta quarta-feira, muitas habitações foram afetadas, acrescentou André Fernandes, esclarecendo que muitos danos ainda estão a ser contabilizados.
Quanto ao número de vítimas, registou-se um aumento. São agora 135 os feridos, 70 agentes da Proteção Civil e 63 feridos ligeiros e dois graves.
No que diz respeito a danos materiais, “trata-se de um trabalho ainda em evolução, que não está fechado” mas o comandante da ANEPC adiantou alguns dados:
- Faro (Gambelas) – duas habitações e várias viaturas em contabilização.
- Ourém (Cumeada) – 23 habitações afetadas (anexos e garagens);
- Pombal (Abiul) – cinco habitações e uma roulote;
- Leiria (Caranguejeira) – duas habitações e uma vacaria;
- Ourém (Espite) – duas habitações e dois anexos;
- Palmela – duas habitações;