Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Castro Marim promove consulta pública sobre a requalificação da Rua da Alagoa em Altura

Intervenção pretende reduzir o fluxo de trânsito da Rua da Alagoa, mas acima de tudo ter um novo espaço de fruição, com elementos centrais dominantes, tal como o cruzamento da Rua 11 de Junho com a Rua da Alagoa ou o cruzamento junto à Igreja de Altura 

17:23 18 Abril, 2023 17:23 18 Abril, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Castro Marim promoveu, na passada sexta-feira, uma consulta pública para apresentar e discutir as soluções de projeto para a requalificação da Rua da Alagoa, desde o entroncamento com a E.N. 125 à rotunda sul.

A primeira fase da intervenção da Rua da Alagoa já havia sido debatida e está em fecho de projeto para lançamento da empreitada.

Na sessão, foram apresentadas as linhas mestras desta segunda fase, que preveem uma intervenção no espaço público assente numa plataforma uniformizada entre passeios e eixo central, com iluminação pública autossuficiente, a energia solar, com instalação de floreiras num dos lados do percurso, requalificação das zonas das paragens dos autocarros, limitação de pequenas bolsas de estacionamento e limitadores rebatíveis junto aos locais onde haja garagens. Os granitos serão o material predominante. 

Fotos D.R.

A requalificação da Rua da Alagoa prevê também uma intervenção de fundo de fundo ao nível das infraestruturas de água, águas residuais e rede de encaminhamento de águas pluviais.

Segundo explica a autarquia castromarinense em comunicado, “pretende-se reduzir o fluxo de trânsito da Rua da Alagoa, mas acima de tudo ter um novo espaço de fruição, com elementos centrais dominantes, tal como o cruzamento da Rua 11 de Junho com a Rua da Alagoa ou o cruzamento junto à Igreja de Altura”. 

A obra será objeto de #uma candidatura para financiamento da substituição das infraestruturas das redes de água ao abrigo do PRR, mas tem financiamento assegurado através do protocolo das contrapartidas financeiras protocoladas com o ‘Empreendimento Turístico da Verdelago'”. 

As maiores dificuldades, neste momento, são as condições de mercado e a disponibilidade de empreiteiros para a execução, mas a autarquia de Castro Marim está a trabalhar afincadamente para garantir que a intervenção arranque em 2024.

Últimas

  • Morreu o sócio número um e ex-dirigente do Farense Aníbal Guerreiro
    Morreu o sócio número um e ex-dirigente do Farense Aníbal Guerreiro
  • Aníbal Guerreiro: “A columbófilia é um desporto de paixão” – republicação de entrevista [fotogaleria]
    Aníbal Guerreiro: “A columbófilia é um desporto de paixão” – republicação de entrevista [fotogaleria]
  • Transforme o seu carro numa caravana em minutos por 300€
    Transforme o seu carro numa caravana em minutos por 300€
  • Em 2023 abre um novo hotel a cada cinco dias
    Em 2023 abre um novo hotel a cada cinco dias
  • Trabalhar só 4 dias por semana? 39 empresas com 1000 trabalhadores vão experimentar
    Trabalhar só 4 dias por semana? 39 empresas com 1000 trabalhadores vão experimentar

Opinião

  • Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho
    Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho
  • Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
    Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
  • A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
    A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve