Um homem afirma ter sido “raptado” pelo seu próprio carro elétrico. O incidente levou a que o condutor tivesse de ligar para a polícia para que o retirasse da estrada.
O condutor estava a voltar do trabalho para casa quando o seu novo carro elétrico decidiu deixar de responder aos seus comandos e continuou a circular sozinho a uma velocidade constante de 50 km/h.
O incidente ocorreu este domingo em Glasgow, na Escócia e foi contado pelo dono da viatura ao Cornwall Live. Brian Morrison, de 53 anos, explica como tudo começou.
“Percebi que algo estava errado quando estava a chegar a uma rotunda e fui diminuir a velocidade, mas tal não aconteceu. Então ouvi um barulho alto que pareciam as pastilhas do travão, mas como era um carro tão novo, eu sabia que não poderia ser esse o problema. Consegui contornar a rotunda a cerca de 30 km/h e depois tinha um longo caminho pela frente, presumi então que iria parar se não acelerasse, mas tal não ocorreu”.
O homem refere que tem problemas de mobilidade, pelo que decidiu não sair do carro em movimento.
Brian conta que antes de ligar para a polícia ligou para a mulher. “O carro estava simplesmente a andar sozinho, não havia nada que eu pudesse fazer. Quando liguei para o 112, enviaram a polícia para ajudar, colocaram alguns engenheiros na linha para tentar resolver o problema, perguntaram se era um carro daqueles que se conduz sozinho”.
A polícia veio em seu socorro e uma carrinha das autoridades “colou-se” ao veículo dizendo para, em primeiro lugar, afastar a chave do veículo e, de seguida, clicar várias vezes no botão de ignição. O carro de Brian, no entanto, não respondeu e continuou a circular.
Mais à frente, ao chegar a outra rotunda, a carrinha da polícia conseguiu ultrapassar o carro de Brian e provocou intencionalmente uma colisão ao travar gradualmente a carrinha. A estratégia resultou e ao fim de algum tempo o carro ficou imobilizado.
A viatura elétrica continuou, no entanto, a acelerar fazendo com que a carrinha da polícia tivesse de permanecer no local durante horas.
O carro elétrico é um modelo “MG ZS EV”, da britânica MG Motor, subsidiária da chinesa SAIC. O fabricante referiu ao Daily Star que “tem tentado entrar urgentemente em contato com o Sr. Morrison para que o veículo possa ser totalmente inspecionado pela equipa de engenharia”.
Leia também: Radar apanha carro com cão ao volante a circular a 11km/h acima do limite