O Clube Hípico de Vilamoura no Algarve volta a servir de palco para o Campeonato Nacional da Juventude de Saltos de Obstáculos, que se realiza a partir desta quarta-feira e até domingo.
Com cerca de 100 atletas inscritos, com idades compreendidas entre os 8 aos 21 anos, esta prova irá ditar os novos Campeões Nacionais de Juventude e vai servir ainda como referência e preparação para o Campeonato de Europa, que terá lugar, ainda este ano, também em Vilamoura.
As provas deste campeonato estão divididas em seis escalões, sendo eles Iniciados, Pré-juvenil, Juvenil, Pré-júnior, Júnior e Jovens Cavaleiros. Paralelamente, realiza-se um Concurso de Saltos Internacional, dando continuidade a outros grandes eventos internacionais que são aqui realizados e que demonstram o grande valor que este desporto e Clube aportam para a região do Algarve e para Portugal.
Sobre a Federação Equestre Portuguesa:
A Federação Equestre Portuguesa foi fundada em 1927 e obteve o reconhecimento como entidade de utilidade pública desportiva em 1977. Representa todo o desporto equestre em Portugal, sendo membro da Federação Equestre Internacional, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal, European Equestrian Federation e da Federação Internacional Horse Ball.
A conquista da 1ª Medalha Olímpica por Portugal, foi em Paris em 1924, na modalidade hípica de Saltos de Obstáculos – Medalha de bronze por equipas.
Na sua história importa ainda destacar as conquistas de medalhas olímpicas em Berlim (1936), Londres (1948) e mais recentemente o título de Campeões da Europa de resistência equestre em 1999 e Vice-Campeões do Mundo de Atrelagens em 2001.