A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal têm, a partir deste mês, mais um ponto de encontro para a realização das sessões do Café Memória Portimão, sendo que o novo espaço conta com o apoio da câmara municipal local, informaram hoje as duas entidades.
Segundo comunicado, as sessões desta nova unidade da Rede Café Memória realizar-se-ão aos segundos sábados de cada mês, das 10h30 às 12h30, no Museu de Portimão. O primeiro evento está agendado para o dia 10 de setembro e o tema a abordar nesta sessão inaugural será “O bem-estar do Cuidador Informal”. Esta iniciativa é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
“Estamos entusiasmados por poder levar o Projeto Café Memória a mais um Município, sobretudo numa região do País onde ainda não tínhamos presença. É uma honra poder contribuir para que estas sessões aconteçam e ajudem cada vez mais pessoas que sofram de perda de memória ou Demência e seus familiares e cuidadores”, destacou Elsa Monteiro, diretora de sustentabilidade da Sonae Sierra.
Por sua vez, Manuela Morais, presidente da direção nacional da Associação Alzheimer Portugal, acrescentou que “o Café Memória tem como principal objetivo possibilitar a partilha de experiências e suporte mútuo, num ambiente acolhedor, reservado e seguro. Acima de tudo, queremos que as Pessoas com Demência e as suas famílias que residem em Portimão possam desfrutar de mais esta resposta coordenada pela equipa do nosso Núcleo do Algarve, sedeado neste concelho. Aproveito ainda esta oportunidade para agradecer à autarquia todo o apoio prestado nos últimos anos à Associação e por inerência à nossa causa”.
O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado, lê-se na nota.
A rede conta atualmente com 23 espaços físicos em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em cinco locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, e, agora, Portimão).
Desde o começo da pandemia, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou Demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam e acontecem aos sábados, de 3 em 3 semanas às 10h30, com a duração de 2h. Para participar, basta aceder ao link https://zoom.us/j/7872063580.
No total, o Café Memória já realizou perto de 1000 sessões presenciais e, desde abril de 2020, mais de 100 sessões online. Este formato digital tem contado com uma média de cerca de 70 participantes por sessão, conclui o comunicado.
Fotos D.R.
Sobre o Café Memória
O lançamento do “Café Memória” em Portugal é uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal e conta com o apoio de parceiros institucionais, nomeadamente a Fundação Montepio e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Conta ainda com o apoio da Llorente y Cuenca e, a nível local, de uma rede alargada de promotores, tais como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Loures, as Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Barcelos, Esposende, Sesimbra, Mirandela, Portimão, Loures, Pombal, Sintra, Cascais Lisboa e Esposende, a Cooperativa HOPE! Respostas Sociais, a associação APOIO, o Rotary Club de Algés, a Escola Superior de Educação de Viseu, as Obras Sociais de Viseu, o Lar de Santa Estefânia, a Casa de Saúde S. João de Deus de Barcelos, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Casa de Saúde do Telhal, a Universidade de Évora, a JUM, a Associação Mentalmente e a Santa Casa da Misericórdia de Loures. Conta ainda com os apoios locais da Portugália Restaurantes, Delta Cafés, Sumol+Compal, Celeiro, e de outros importantes parceiros locais que ajudam a concretizar esta rede.
O lançamento do projeto em Portugal enquadra-se na estratégia de Sustentabilidade da Sonae Sierra, que compreende a realização de projetos de âmbito social que contribuam para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos membros da Comunidade e dos visitantes dos seus Centros Comerciais.
Sobre a Alzheimer Portugal
A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de âmbito nacional criada há 34 anos para promover a qualidade de vida das Pessoas com doença de Alzheimer e de outras formas de demência, bem como dos seus Familiares e Cuidadores. Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.
Sobre a Sonae Sierra
A Sierra opera no setor imobiliário com uma abordagem ao negócio integrada que abrange toda a cadeia de valor e os sectores imobiliários. Procuramos plataformas robustas a partir das quais possamos criar estratégias sólidas para retorno de investimento, em distintos pontos do mundo. De espaços comerciais a espaços públicos ou espaços residenciais, da gestão de projetos a projetos chave-na-mão, estamos na vanguarda do conhecimento no setor e somos, por isso, o parceiro ideal para o desenvolvimento de conceitos inovadores.
Atualmente, a Sonae Sierra está presente em 11 países e gere globalmente mais de 8 mil milhões de euros em ativos imobiliários de diferentes setores e usos.