A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um assalto à mão armada ocorrido hoje de manhã numa dependência bancária situada no centro de Faro, disse à Lusa fonte policial, sem adiantar mais esclarecimentos.
Segundo disse à Lusa uma fonte ligada ao setor bancário, o assalto ocorreu cerca das 11:00 no banco ABANCA, situado na Praça da Pontinha, desconhecendo-se a quantia levada pelo assaltante, que conseguiu fugir.
De acordo com a mesma fonte, o homem saiu do banco com um saco na mão e fugiu numa viatura que estava parada junto à dependência, onde outra pessoa o aguardava.
A PSP de Faro confirmou à Lusa ter tomado conta da ocorrência, escusando-se igualmente a adiantar mais detalhes e dizendo apenas que a investigação passou para a alçada da PJ.
O POSTAL sabe que o assaltante já terá sido identificado pela PSP e PJ, mas ainda não foi detido.
Jovem assaltou banco, mas só levou duzentos euros
Em abril de 2013, um jovem aparentando cerca de 25 anos assaltou a dependência do Montepio, também localizada na baixa de Faro, tendo levado cerca de duzentos euros após exigir “o dinheiro da caixa” a um funcionário que se encontrava ao balcão, além de o ameaçar estar na posse de uma arma.
Segundo noticiava na altura o DN, “o rapaz, que é conhecido naquela cidade, atuou sozinho, com o rosto descoberto e sem exibir qualquer arma, tendo-se colocado em fuga num carro”. As autoridades policiais disseram acreditar que o dinheiro furtado do banco se destinava à compra de droga, numa altura em que “ele já estaria desesperado”.
Espancado, acabou por morrer. Tinha 82 anos
Por outro lado, estavam a apurar se existia alguma relação entre o assalto ao banco e um outro ocorrido, no dias antes, pouco antes das 7:00, ao Hotel Dom Afonso III, localizado na Rua Miguel Bombarda, próximo da estação ferroviária, também em Faro. Na altura, um rececionista, de 82 anos, foi espancado e acabou por morrer, tendo sido levado um cofre contendo igualmente pouco mais de cem euros e alguns documentos.
Casal assaltou carrinha de valores em Faro
Dois anos antes, tinha sido um casal com cerca de 20 anos, armado com uma pistola, que assaltou em cerca de 15 segundos, não um banco, mas uma carrinha de valores que estava estacionada em frente a uma repartição bancária, junto ao mercado municipal de Faro.
Segundo noticiava na altura o DN, “a abordagem fez-se em dois tempos. Primeiro, um homem atravessou um carro à frente da carrinha de transportes de valores, que aguardava a recolha do dinheiro do banco. Quando o funcionário saiu do banco Santander Totta com o saco de dinheiro, a mulher ao volante de uma mota surgiu junto a ele e apontou-lhe uma pistola, exigindo os 58 mil euros que transportava para a carrinha celular”.
Já no início do ano de 2010, um outro assalto deu-se quando um homem encapuzado entrou na agência do BANIF, na Avenida 25 de Abril em Quarteira, e apontou uma arma aos funcionários. O assaltante também conseguiu fugir, mas a pé, com o montante do roubo. Dias depois, a PJ deteve um suspeito de 49 anos de idade, cuja residência era em Beja.
Já em março de 2008, um homem assaltou igualmente uma dependência bancária em Faro. O assalto ocorreu pouco depois da sua abertura, às 09:00, na dependência do BPI na Avenida da República, em plena zona comercial da capital algarvia. Já na altura, o assaltante entrou e saiu, já com o dinheiro, com grande naturalidade e facilidade.