Um ‘bis’ de Cristiano Ronaldo permitiu hoje a Portugal dar a volta ao resultado e vencer a República da Irlanda por 2-1, em jogo da quarta jornada do Grupo A europeu de apuramento para o Mundial2022 de futebol, disputado no estádio Algarve.
A equipa portuguesa chegou ao intervalo em desvantagem, depois de Egan ter adiantado os irlandeses, aos 45 minutos, numa primeira parte em que Portugal dispôs de uma ocasião clara para se adiantar, quando o árbitro assinalou uma grande penalidade, mas Cristiano Ronaldo falhou na conversão, aos 15 minutos.
Numa altura em que a derrota parecia inevitável, surgiu Cristiano Ronaldo, que, aos 89 e 90+6, anotou os golos que ditaram o triunfo luso.
Com esta vitória, Portugal destaca-se na liderança do grupo, com 10 pontos, mais três do que a Sérvia, que hoje não jogou, enquanto o Luxemburgo que venceu 2-1 o Azerbaijão, é terceiro, com seis, seguindo-se a Irlanda e o Azerbaijão, sem qualquer ponto.
CR111 é o melhor marcador de sempre de seleções
Com golo feito à Irlanda o capitão da seleção nacional chegou aos 111 golos (em 180 internacionalizações) por Portugal e bateu o recorde de Ali Daei, o iraniano que detinha o marco goleador.
Um recorde será sempre um recorde, olhar para o lado e estar lá alguém a pisar o mesmo púlpito, a espreguiçar-se no palco sustido por todos os mortais que têm de olhar para cima não esmorece o estatuto, nem o meritório feito. Mas, nestas coisas, vale mais estar sozinho do que acompanhado e se há momentos em que a companhia é de evitar, são estes, vejamos Cristiano Ronaldo para o confirmarmos.
O português poderia ter recordês escrito no passaporte, à frente da nacionalidade, porque a sua carreira é resumível de várias formas e uma das mais comuns é sintetizar-lhes os recordes que alcançou em 36 anos. E na vida dos recordes há duas fases, assinala-se quando são igualados e celebra-se ao serem superados, como o capitão de Portugal fez acontecer este domingo.
Com os dois golos marcados à Irlanda, na qualificação para o Mundial 2022, um dos finalizadores-mor de uma era do futebol chegou aos 111 golos marcados em 180 jogos com Portugal, superando os 109 que Ali Daei fez em 149 partidas pelo Irão.
Houve tempo, depois, para a troca de elogios internáuticos e enviados via redes sociais. “Sinto-me honrado por este marco inesquecível vir a pertencer a Ronaldo”, escreveu o iraniano, quando foi igualado. “Os verdadeiros campeões mantêm-se campeões para sempre. Estou muito orgulhoso por ler palavras tão simpáticas de um grande ídolo como tu”, respondeu Cristiano.
Na lista dos melhores marcadores ainda em atividade, quem está mais perto é Ali Mabkhout, dos Emirados Árabes Unidos, com 76 golos em 92 jogos, e Lionel Messi, com 76 golos em 151 jogos.
No total, Cristiano Ronaldo agora de novo jogador do Manchester United, tem agora 791 golos nos 1094 jogos oficiais que fez desde 2002/03.
Os números de Cristiano Ronaldo:
Mundial – 38 golos (33 na qualificação + 7 na fase final)
Europeu – 45 (31 na qualificação + 14 na fase final)
Taça das Confederações – 2
Liga Nações – 5 (2 na fase de grupos + 3 na fase final)
Particulares – 19
Total: 111
Mundial2022: Portugal – República da Irlanda (ficha)
A seleção de futebol de Portugal venceu a República da Irlanda, por 2-1, em jogo da quarta jornada do grupo A de apuramento para o Mundial2022 de futebol do Qatar:
Jogo no Estádio do Algarve, em Faro.
Portugal – República da Irlanda, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, John Egan, 45 minutos.
1-1, Cristiano Ronaldo, 89.
2-1, Cristiano Ronaldo, 90+6.
Equipas:
– Portugal: Rui Patrício, João Cancelo (Gonçalo Guedes, 82), Pepe, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro (Nuno Mendes, 62), Palhinha (João Moutinho, 73), Bruno Fernandes (João Mário, 62), Bernardo Silva, Rafa Silva (André Silva, 46), Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
(Suplentes: Anthony Lopes, Diogo Costa, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Domingos Duarte, Danilo Pereira, Rúben Neves, João Moutinho, João Mário, Otávio, Gonçalo Guedes e André Silva).
Treinador: Fernando Santos.
– República da Irlanda: Gavin Bazunu, Shane Duffy, Dara O’Shea (Andrew Omobamidele, 35), John Egan, Josh Cullen, Jeff Hendrick, Jamie McGrath (Jayson Molumby, 90), Matt Doherty, Seamus Coleman, Adam Idah (James Collins, 90) e Aaron Conolly (James McLean, 72).
(Suplentes: Caoimhin Kelleher, James Talbot, Ryan Manning, Conor Hourihane, Troy Parrott, James McLean, Harry Harter, Daryl Horgan, Jayson Molumby, James Collins e Andrew Omobamidele).
Treinador: Stephen Kenny.
Árbitro: Matej Jug (Eslovénia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jeff Hendrick (10 minutos), Dara O’Shea (33), Aaron Conolly (45+2), Matt Doherty (56) e Cristiano Ronaldo (90+7).
Assistência: 7.831 espetadores.