Olhão já dispõe de bicicletas elétricas partilhadas. Esta solução de mobilidade leve vem juntar-se às trotinetes, contribuindo, ainda mais, para a descarbonização da cidade.
O sistema de utilização é idêntico ao das trotinetes: os utilizadores apenas terão de abrir a aplicação da Bird e seguir os passos indicados.
Para o vereador com o pelouro da Mobilidade, Ricardo Calé, “Olhão, por ser uma cidade com um relevo maioritariamente plano, dispõe de condições ótimas para o sucesso destas novas soluções de transporte alternativas ao automóvel e amigas do ambiente”.
À semelhança do que já acontece com as trotinetes, o casco urbano foi dividido em três zonas diferenciadas de circulação, que levam em conta as especificidades de cada zona da cidade.
Para facilitar ainda mais todo o processo, existem pontos de estacionamento em toda a cidade, que conferem uma maior agilidade ao aluguer, uso e devolução das bicicletas.
Para que a mobilidade em Olhão seja cada vez mais leve, ecológica, sustentável e divertida, o Município apela ao cumprimento ao uso de capacete, cumprimento das regras de trânsito e do código da estrada, concessão, sempre, de prioridade aos peões, estacionamento com civismo e circulação nas ciclovias, sempre que possível.
A chegada das bicicletas elétricas partilhadas a Olhão surge em plena Semana Europeia da Mobilidade, ao longo da qual o Município está a levar a cabo um conjunto vasto de atividades subordinadas ao tema da necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.
O programa completo está disponível aqui.