O preço do azeite é tema de conversa em todo o país, sobretudo porque a também apelidada de “gordura saudável” é usada por quase todos nas suas refeições e o seu preço aumentou significativamente, nos últimos anos. O ponto de partida para a subida do preço do azeite foi o início da Guerra da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, e agora a Mercadona apresenta uma oferta que faz crescer a esperança de um dia os preços voltarem a ser os de antigamente.
A escalada do preço do azeite começou no dia em que a Guerra da Ucrânia teve início. Estávamos a 24 de fevereiro de 2022. Na altura, 750 mililitros de azeite virgem extra custavam 4,46 euros. Mais de dois anos e meio depois, a 28 de agosto de 2024, a mesma quantidade de azeite já custava, em média, 8,71 euros.
Ainda assim, a perspetiva de uma boa produção de azeitona em Espanha e em Portugal, na campanha de 2024/2025, está a inverter a curva do preço do azeite, segundo os dados da DECO Proteste.
De qualquer forma, avança a mesma fonte que os produtores avisam que dificilmente os valores vão regressar aos de há dois anos. Apesar de o começo do aumento do preço do azeite ter coincidido com o início da Guerra da Ucrânia, o que se sabe é que a causa deste aumento de preços não foi o conflito armado, mas sim a quebra de produção de azeitona em Espanha, devido à seca.
Embora se saiba que o preço do azeite dificilmente voltará ao que era há dois anos, a Mercadona chegou com uma proposta que promete ser competitiva na hora de comprar azeite. É que a a marca Hacendado da rede valenciana está a vender uma garrafa de azeite (spray) de 200 mililitros, por 2,17 euros. Note que o preço médio do azeite extra virgem, em agosto, era de 2,32 euros por cada 200 mililitros.
Leia também: Novo champô do Lidl: um “sonho mágico” que só dura até ao fim do stock que custa 1,39€