Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

As alterações climáticas podem ter impulsionado o surgimento do SARS-CoV-2

As emissões globais de gases com efeito de estufa ao longo do último século fizeram do sul da China um “ponto de encontro” para os coronavírus (CoV) transportados por morcegos, ao impulsionar o crescimento do habitat florestal mais propício ao crescimento de populações de morcegos

17:12 14 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Piedade, comunicador de ciência*

Os morcegos são a origem zoonótica provável de vários coronavírus que infectam seres humanos, incluindo o SARS-CoV-1 e o SARS-CoV-2, que causaram epidemias em larga escala.

Um novo estudo publicado na revista Science of the Total Environment fornece a primeira prova de um mecanismo pelo qual as alterações climáticas podem ter desempenhado um papel directo na emergência da SARS-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia da COVID-19.

O estudo publicado no dia 1 de Maio de 2021 revelou mudanças em grande escala no tipo de vegetação na província Yunnan, no sul da China, e regiões adjacentes em Myanmar e Laos, ao longo do século XX. As alterações climáticas, incluindo aumentos de temperatura, luz solar e dióxido de carbono atmosférico, que afectam o crescimento de plantas e árvores, alteraram os habitats naturais, de arbustos tropicais para savanas tropicais e florestas decíduas (caducifólias). Isto criou um ambiente propicio para muitas espécies de morcegos que vivem predominantemente em florestas.

O número e espécies de coronavírus numa dada área está intimamente ligado ao número de diferentes espécies de morcegos presentes. O estudo agora publicado descobriu que mais 40 espécies de morcegos “mudaram-se” para a província Yunnan, no sul da China, no século passado, albergando cerca de mais de 100 tipos diferentes de coronavírus. Este “hotspot global” é a região onde os dados genéticos obtidos sugerem que o SARS-CoV-2 possa ter surgido.

“As alterações climáticas do século passado tornaram o habitat na província Yunnan do sul da China adequado para mais espécies de morcegos”, disse o Dr. Robert Beyer, investigador do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge e primeiro autor do estudo.

Beyer acrescenta num comunicado: “Compreender como a distribuição global das espécies de morcegos mudou em resultado das alterações climáticas pode ser um passo importante na identificação da origem primeira do surto da COVID-19”.

Para obter estes resultados, os investigadores criaram um mapa da vegetação do mundo como era há um século, utilizando registos de temperatura, precipitação e nebulosidade. Depois utilizaram informações sobre as necessidades de vegetação das espécies de morcegos de todo o mundo para determinar a distribuição global de cada espécie no início dos anos 1900. A comparação com as distribuições actuais permitiu-lhes verificar como o número de espécies diferentes de morcegos mudou em todo o mundo ao longo do último século devido às alterações climáticas.

“À medida que as alterações climáticas alteraram os habitats, as espécies deixaram algumas áreas e mudaram-se para outras, levando consigo os seus vírus. Isto não só alterou as regiões onde os vírus estão presentes, mas muito provavelmente permitiu novas interacções entre animais e vírus, causando a transmissão e evolução de vírus mais nocivos”, elucida Beyer.

A população mundial de morcegos transporta cerca de 3 mil tipos diferentes de coronavírus, com cada espécie de morcego a abrigar uma média de 2,7 coronavírus, a maioria sem mostrar quaisquer sintomas. Um aumento do número de espécies de morcegos numa determinada região, impulsionado pelas alterações climáticas, pode aumentar a probabilidade de um coronavírus prejudicial para os seres humanos estar presente, ser transmitido, ou aí evoluir.

A maioria dos coronavírus transportados por morcegos não pode passar directamente para o ser humano. Mas é muito provável que vários coronavírus, conhecidos por infectar humanos, tenham tido origem em morcegos, incluindo três que podem causar fatalidades humanas: Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) CoV, e Síndrome Respiratória Aguda (SARS) CoV-1 e CoV-2.

A região identificada pelo estudo como um ponto charneira para um aumento da riqueza de espécies de morcegos, devido às alterações climática, é também o lar dos pangolins, que a comunidade científica sugere terem actuado como hospedeiros intermediários do SARS-CoV-2. É provável que o vírus tenha saltado dos morcegos para estes animais, que foram depois vendidos num mercado de vida selvagem em Wuhan, onde ocorreu o surto humano inicial, tal quanto se sabe até hoje.

Os investigadores referem estudos anteriores que instam os decisores políticos a reconhecer o papel das alterações climáticas nos surtos de doenças virais, e a abordar as alterações climáticas como parte dos programas de recuperação económica da COVID-19.

“A pandemia da COVID-19 causou tremendos danos sociais e económicos. Os governos devem aproveitar a oportunidade para reduzir os riscos sanitários das doenças infecciosas, tomando medidas decisivas para mitigar as alterações climáticas”, refere a Professora Andrea Manica, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, que também esteve envolvida no estudo.

“O facto de as alterações climáticas poderem acelerar a transmissão de agentes patogénicos da vida selvagem aos seres humanos deve ser um alerta urgente para reduzir as emissões globais”, acrescenta o Professor Camilo Mora da Universidade do Havai em Manoa, que iniciou o projecto.

Os investigadores sublinham a necessidade de limitar a expansão de áreas urbanas, terrenos agrícolas e zonas de caça em habitats naturais para reduzir o contacto entre humanos e animais portadores de doenças.

O estudo mostra ainda que, ao longo do último século, as alterações climáticas também impulsionaram o aumento do número de espécies de morcegos em regiões da África Central, e manchas dispersas na América Central e do Sul.

*António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência, entre os quais se destacam “Íris Científica” (Mar da Palavra, 2005 – Plano Nacional de Leitura),”Caminhos de Ciência” com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011) e “Diálogos com Ciência” (Ed. Trinta por um Linha, 2019 – Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular “Ciência às Seis”, no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve Cultura Edição Papel

Portimão recebe apresentação do livro ‘O Triunfo do Conformismo’

16:00 10 Maio, 2026 15:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Manuel Figueiredo Santos apresenta livro na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no próximo dia 15 de maio

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Algarve Edição Papel Saúde

Há maior risco de aumento das cesarianas no Algarve, segundo a Ordem dos Médicos

11:00 10 Maio, 2026 10:53 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem dos Médicos alerta que dependência de tarefeiros no Algarve afeta urgências e taxa de cesarianas

Algarve Cultura Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Aparição de um OVNI. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

“Nunca antes vistos”: Governo dos EUA divulga ficheiros inéditos que ‘comprovam’ existência de vida alienígena

08:20 10 Maio, 2026 14:29 9 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Governo norte-americano expôs recentemente ficheiros inéditos que relatam encontros com Fenómenos Anómalos Não Identificados

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo Tech

Mundo em alerta? Esta arma nuclear ‘invisível’ da Rússia é capaz de percorrer milhares de quilómetros e ameaçar a segurança mundial

15:40 10 Maio, 2026 14:34 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta arma nuclear da Rússia é considerada pelos especialistas uma "ameaça silenciosa" pela sua capacidade destrutiva e dificuldade de interceção

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve, Cultura, Edição Papel

Portimão recebe apresentação do livro ‘O Triunfo do Conformismo’

16:00 10 Maio, 2026 15:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Manuel Figueiredo Santos apresenta livro na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no próximo dia 15 de maio

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Algarve, Edição Papel, Saúde

Há maior risco de aumento das cesarianas no Algarve, segundo a Ordem dos Médicos

11:00 10 Maio, 2026 10:53 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem dos Médicos alerta que dependência de tarefeiros no Algarve afeta urgências e taxa de cesarianas

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Aparição de um OVNI. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

“Nunca antes vistos”: Governo dos EUA divulga ficheiros inéditos que ‘comprovam’ existência de vida alienígena

08:20 10 Maio, 2026 14:29 9 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Governo norte-americano expôs recentemente ficheiros inéditos que relatam encontros com Fenómenos Anómalos Não Identificados

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo, Tech

Mundo em alerta? Esta arma nuclear ‘invisível’ da Rússia é capaz de percorrer milhares de quilómetros e ameaçar a segurança mundial

15:40 10 Maio, 2026 14:34 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta arma nuclear da Rússia é considerada pelos especialistas uma "ameaça silenciosa" pela sua capacidade destrutiva e dificuldade de interceção

Últimas Notícias

  • Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
    Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
  • “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
    “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
  • “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
    “Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal
  • Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem
    Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem
  • Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal
    Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
  • “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
    “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal