O arquiteto Carlos Alberto Batista Alves partiu na passada quinta-feira, dia 1, e deixa-nos um legado arquitectónico em toda a região algarvia, informou fonte familiar ao Postal do Algarve.
Residia e trabalhava em Faro desde 1980 no seu atelier de arquitetura LINEA onde realizou inúmeros projetos de habitação, serviços e turismo, um pouco por todo o Algarve.
Natural da Guarda em 1952, Carlos Alves formou-se em arquitectura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Ao longo de mais de quatro décadas, dedicou-se sempre com a mesma paixão à profissão, sabendo-se sempre reinventar, aplicando técnicas e materiais construtivos cada vez mais evoluídos e tendo sempre a preocupação de valorizar cada obra que desenvolvia. Realizou mais de dois mil projetos, constituindo-se como um marco arquitectónico em toda a região algarvia.
Ao nível do Turismo, destacam-se inúmeros hotéis. Em Albufeira: o Hotel “Domínio do Sol” (1984), o Hotel “Ourapraia” (1986), o Hotel “Falésia Hotel” (1995), o Hotel “Resort Aldiana” na Praia da Falésia (1997) o Hotel “Balaia Plaza” (2000), o Hotel “3 Palmeiras” (2006), o Hotel “Crown Plaza” (2006), o Hotel “Regency Salgados Hotel & Spa”, entre outros. Em Vilamoura, destaca-se o icónico Hotel “Ampalius” perto da marina e, em Portimão, o “Vau Hotel” (1989) na Praia do Vau.
Ao nível de Comércios e Serviços, as obras mais emblemáticas são: a Estação rodoviária “Próximo” (2011) na Avenida da República em Faro, o edifício de serviços e comércio no Sítio das Figuras, à entrada de Faro (onde se encontra actualmente a Visual Forma, o Parque Escolar, o Pingo Doce e diversos escritórios), o Complexo Comercial e “Praça de Touros” (1983) em Albufeira, o edifício administrativo de Vale Pedras da Câmara Municipal de Albufeira no Caminho dos Brejos (2007) e a Discoteca “Kiss” (1981) em Albufeira (a segunda discoteca mais antiga em funcionamento do país).
Carlos Alves com trabalho marcante um pouco por toda a região
Existem inúmeras habitações em Faro, Quinta do Lago, Albufeira, Loulé, Armação de Pêra, Lagos, Portimão, Cascais, Lisboa, Estoril, Óbidos, Figueira da Foz e Elvas.
Em Faro, das suas obras mais recentes, destaca-se a habitação multifamiliar na Rua do Alportel, a habitação multifamiliar e reabilitação do Palacete existente na Rua Reitor Teixeira Guedes, a habitação multifamiliar na Estrada da Penha, a habitação multifamiliar na Rua Ascensão Guimarães, a habitação multifamiliar existente ao pé do Tribunal (entre a Rua João de Deus e a Rua Reitor Teixeira Guedes) e a habitação multifamiliar na Rua Mouzinho de Albuquerque.
Em Loulé, destacam-se a habitação multifamiliar na Rua Betunes e a habitação multifamiliar na Avenida Marçal Pacheco.
O legado arquitetónico de valor cultural será perpetuado pelo atelier Linea, principalmente pelos seus filhos – o Arq. André Alves e a Arq.ª Filipa Alves – que honrarão cada obra com a mesma paixão, orgulho e estima que o Arq. Carlos Alves nutria por todas suas criações.
Leia também: Reveladas as 50 melhores cidades do mundo e duas são portuguesas