O clima ameno ainda persiste, embora já estejamos no mês de novembro. As temperaturas mais frias e a chuva, uma das principais adversárias da segurança rodoviária, deverão estar a regressar. É, por isso, crucial garantir que alguns componentes do seu automóvel estejam em bom estado e prontos para proporcionar a máxima segurança, sendo os pneus um elemento fundamental nesse contexto.
Quando foi a última vez que verificou os pneus do seu veículo? Se não o fez recentemente, saiba que pode realizar essa verificação de forma simples, utilizando uma moeda. Legalmente, os pneus devem ter um relevo mínimo de 1,6 mm. Para facilitar essa verificação sem a necessidade de uma fita métrica, basta pegar numa moeda de um euro.
Se o relevo dos pneus for igual ou ultrapassar a parte dourada da moeda, significa que estão em boas condições. Caso contrário, é sinal de que estão demasiado desgastados, e a melhor opção seria adquirir um novo conjunto de pneus.
Segundo o Motor 24, “outras formas de ver a profundidade dos sulcos envolvem um profundímetro, mas não sendo um utensílio comum de encontrar nas ‘malas de ferramentas’ de uma grande parte dos condutores atuais, a moeda acaba por ser um método relativamente simples e fiável para verificar o estado dos pneus”.
“Naturalmente, a questão da profundidade deve também ser complementada com outros elementos, como o estado geral do pneu em termos de desgaste, pequenos cortes no rebordo ou bolhas visíveis à superfície”, finaliza a mesma fonte.
Assista ao vídeo abaixo para entender o procedimento. Embora não seja usada a moeda referida nas imagens, o Notícias ao Minuto sugere que ainda assim seja utilizada uma moeda de um euro devido ao seu rebordo dourado.
Leia também: Conhece o Fundo de Garantia Automóvel? Saiba como o usar se lhe baterem no carro e fugirem
Veja agora o vídeo e aprenda fazer o truque que lhe diz o estado dos seus pneus: