A freguesia do Rogil, no concelho de Aljezur celebra esta terça-feira o 28º aniversário. A 16 de junho de 1993 foi aprovada a sua criação, tendo sido publicado em Diário da República a Lei n.º 51-D a 9 de julho.
Para José Manuel Lucas Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, “festejar a Freguesia de Rogil é festejar também, as suas gentes, as suas tradições, as suas praias e os seus produtos de excelência, que fazem da freguesia de Rogil, um local de um encanto especial, que marca pela positiva quem cá vive e quem por cá passa”.
O autarca acrescenta que “é expressar a gratidão e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo executivo da Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente Eliezer Candeias, e nele todos os membros do executivo e assembleia, assim como todos aqueles que contribuíram para elevar o bom nome do Rogil, ao longo de todos estes anos, a todos eles uma palavra de gratidão”.
Foram diferentes, as formas com que se assinalou esta comemoração, ao longo destes 28 anos, no entanto, as vicissitudes motivadas pela pandemia do Covid-19, pelo 2º ano consecutivo, não poderá ser festejado da maneira como seguramente todos gostariam que fosse.
José Manuel Lucas Gonçalves, como presidente de Câmara, expressa todo o seu “apresso e admiração pelas gentes de Rogil, gente afável, de bom trato e orgulhosa na sua terra, a todos um forte abraço de amizade”.