O árbitro Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, vai dirigir a final da Taça de Portugal, este domingo, entre Sporting de Braga e Benfica.
O árbitro algarvio, de 45 anos, contará na final da prova com André Campos e Pedro Felisberto como árbitros assistentes, enquanto Rui Costa será o quarto árbitro, e, no videoárbitro (VAR), estará João Pinheiro, assistido por Tiago Martins e João Bessa Silva.
Esta será a primeira final da Taça de Portugal para Nuno Almeida, árbitro que em 2019 dirigiu no Estádio do Algarve a Supertaça, entre Benfica e Sporting, que as ‘águias’ conquistaram, ao vencerem por 5-0.
A final da Taça de Portugal, entre Sporting de Braga e Benfica, disputa-se hoje, no Estádio Cidade de Coimbra, a partir das 20:30.
‘Águias’ e ‘arsenalistas’ procuram evitar uma época em ‘branco’
Em jogo no Estádio Cidade de Coimbra, os ‘encarnados’, recordistas de Taças de Portugal, tentam chegar ao 27.º troféu na competição, enquanto o Braga tenta a sua terceira Taça da história.
Esta época, as duas equipas defrontaram-se três vezes, com um saldo de duas vitórias para o Sporting de Braga e uma para o Benfica, mas em jogos que tiveram circunstâncias muito diferentes.
O Benfica perdeu em novembro em casa na primeira volta por 3-2, num jogo em que esteve a perder por 3-0, e, em março, venceu em Braga, por 2-0, num jogo em que os minhotos ficaram reduzidos a 10 aos 39 minutos, ainda com o resultado a zero.
Entre estes dois jogos, as ‘águias’ foram ainda eliminadas pelo Sporting de Braga na meias-finais da Taça da Liga (2-1), em janeiro, em pleno surto de covid-19 no plantel, com Jorge Jesus a ir a jogo sem mais de metade dos habituais titulares.
Hoje, em Coimbra, tanto Benfica como Sporting de Braga têm a oportunidade de fechar a época com um troféu, depois de as ‘águias’ terem dececionado no campeonato, competição em que foram terceiras, o que não acontecia desde 2009, e os ‘arsenalistas’ quartos.
Até chegar a Coimbra, palco que substitui pela segunda época consecutiva o tradicional Estádio Nacional, no Jamor, o Benfica eliminou Paredes (1-0, fora), Vilafranquense (5-0, casa), Estrela da Amadora (4-0, fora), Belenenses SAD (3-0, casa) e Estoril Praia (3-1 fora e 2-0 casa), enquanto o Sporting de Braga afastou Trofense (2-1, fora), Olímpico Montijo (7-0, fora), Torreense (5-0, casa), Santa Clara (2-1, casa) e FC Porto (1-1 casa e 3-2 fora).