O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que a partir desta segunda-feira as temperaturas vão aumentar consideravelmente em todo o país, especialmente no Algarve e no Alentejo. No Algarve é esperado que Alcoutim chegue aos 40ºC.
O IPMA emitiu no seu site um alerta amarelo para o distrito de Faro, avisando para a “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
Os concelhos mais afetados serão: Alcoutim e Portimão, onde o IPMA prevê 40ºC e 38ºC, respetivamente. Já a rondar os 35ºC, estão concelhos como: Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira e Monchique.
Se pretende deslocar-se à praia é recomendado o uso de um protetor solar muito forte, uma vez que é esperado que várias praias do Algarve registem uma temperatura máxima superior a 35ºC. Na praia da Rocha e na a praia do Carvoeiro, por exemplo, estão previstos 37ºC.
Já na região alentejana e particularmente no distrito de Beja, o IPMA não emitiu qualquer alerta, no entanto o Alentejo deverá registar as temperaturas mais elevadas do país.
Os termómetros vão ultrapassar os 35ºC em praticamente todos os concelhos. Moura, Serpa e Vidigueira chegarão aos 40ºC. Barrancos e Castro Verde deverão ser as regiões mais quentes do país, onde a temperatura máxima prevista é de 41ºC.
O IPMA colocou ainda outro alerta para esta segunda-feira por perigo máximo de incêndio rural para mais de 30 concelhos nos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda. O perigo de incêndio vai manter-se elevado até pelo menos esta sexta-feira.