Uma publicação no Facebook sobre alegadas tentativas de rapto a crianças e desaparecimento de mulheres na região do Algarve, mais concretamente, no MAR Shopping, em Loulé e no Fórum Algarve, em Faro, tornou-se viral. O ‘Polígrafo’ da SIC, especializado em fact-checking, contactou as autoridades a fim de confirmar a veracidade da publicação.
Segundo a mesma fonte, foram contactadas PSP e GNR. Fonte oficial da PSP informou que não recebeu “denúncia de situações passíveis de se enquadrar no crime em apreço”. Já a GNR confirmou “a ausência de queixas, denúncias ou de ocorrências relacionadas com o descrito, na zona referida”.
O ‘Polígrafo’ contactou também a administração do MAR Shopping Algarve, que desmentiu a ocorrência de tentativas de rapto naquele espaço e acrescentou que, além de falsas, as publicações são suscetíveis de “provocar alarme social, razão pela qual o centro comercial está a avaliar com os seus serviços jurídicos a denúncia às autoridades competentes”, lê-se em comunicado.
No que toca ao Fórum Algarve, fonte oficial do centro comercial, negou ter conhecimento das alegadas denúncias e referiu que são “histórias falsas com vários anos, que são continuamente propagadas nas redes sociais”.
PSP referiu ao ‘Polígrafo’ que este falso alerta já não é o primeiro do género que chega ao conhecimento da autoridade policial durante este mês de maio, onde são apontadas diferentes localizações. Ainda assim, a PSP adverte para que os cidadãos se mantenham atentos e que denunciem qualquer situação anómala que lhes aconteça ou que tenham testemunhado.