A Torre do Relógio, em Albufeira, estará iluminada de cor azul no próximo sábado. No Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o Município de Albufeira volta a associar-se, pelo terceiro ano consecutivo, ao movimento internacional “Light It Up Blue”, iniciativa que tem por objectivo consciencializar e sensibilizar a população para a problemática do autismo.
Assim, no próximo sábado, a partir do final do dia, a Torre do Relógio, ex-libris da cidade, estará iluminada de azul, para simbolicamente chamar a atenção para uma doença que já é considerada a epidemia do século XXI.
Criado em 2007 por diversas associações mundiais de apoio ao autismo, o “Light It Up Blue” é um movimento global que tem vindo a conquistar a adesão de importantes entidades. Marcos icónicos em todo o mundo – entre os quais a Torre Eiffel, Empire State Building, Torre dos Clérigos e Cristo-Rei – ligam anualmente luzes azuis para demonstrar o seu apoio à causa.
Em Portugal, o Movimento é liderado pela Associação Vencer Autismo, entidade que tem por objectivo ajudar pais e crianças autistas, fornecendo informação, meios e apoio terapêutico e psicológico a todos aqueles que, directa ou indirectamente, convivem com pessoas portadoras de autismo.
“Sabia que a cada 15 minutos uma criança é diagnosticada com autismo? Que o autismo é o transtorno de desenvolvimento que está a crescer mais rápido? Que 1 em cada 68 crianças têm diagnóstico de autismo? Sabia que o autismo não permite a uma criança socializar?, questiona a autarquia de Albufeira
Por estas razões e muitas mais o Município de Albufeira e a Associação Vencer Autismo vêm apelar para que “no próximo sábado, 2 de Abril, todos se juntem à causa, contribuindo para fazer brilhar uma luz sobre o autismo”.