Em declarações ao POSTAL, o presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA), Alves Caetano, disse acreditar que o Portimonense “tem condições para disputar o campeonato de igual para igual com as outras equipas e conseguir, pelo menos, um lugar a meio da tabela classificativa da I Liga de Futebol Nacional”.
O responsável desportivo justifica o desejo, referindo que “o futuro da equipa na primeira divisão nacional tem condições favoráveis”. “Nas últimas vezes em que subiram equipas algarvias, houve a necessidade de investir nas estruturas desportivas, para que essas equipas pudessem ter condições para competir com as restantes, e esse investimento está agora praticamente concluído. O Portimonense tem actualmente uma estrutura sólida e mais equilibrada”, conclui.
“Foi uma notável época desportiva para o Algarve e o desejo da AFA é que quem subiu à 1ª divisão se consiga manter, para que a região algarvia também permaneça nos escalões mais elevados”, remata o responsável, que confessa que “é com muita satisfação que a AFA vê um clube filiado subir à I Liga de futebol”.
Portimonense leva o Algarve de Regresso à Liga Principal seis anos depois
Depois de seis anos sem qualquer clube na liga principal, o Portimonense leva assim o Algarve ao palco maior do futebol e por via disso ao mais importante segmento desportivo do futebol nacional com tudo o que isso implica.
O único clube algarvio na I Liga passará a receber em casa todos os grandes do futebol português e a levar o nome de Portimão a todo o país, num percurso que, para a equipa, representa na próxima época um esforço muito relevante, quer pela dificuldade e competitividade desportivas acrescidas, quer pelos custos financeiros associados à presença no escalão principal.
Isilda Gomes e Presidente da Liga de Clubes receberam as estrelas
O presidente da Liga, Pedro Proença, e Isilda Gomes, a autarca portimonense, foram algumas das figuras que receberam na sede da Câmara de Portimão as estrelas do Portimonense, bem como a equipa técnica comandada por Vítor Oliveira.
Luz, cor e som animaram a noite em Portimão na recepção aos homens que trouxeram o “caneco” da segunda liga para o Algarve e a festa avançou noite fora depois dos artistas do esférico terem celebrado a vitória no palco frente à Câmara junto da massa associativa.
Presidente da Câmara de Portimão destaca a vitória desportiva de todos os portimonenses e algarvios
Ao POSTAL, a presidente da Câmara de Portimão destacou “a vitória desportiva de todos os portimonenses e algarvios”, dando a dimensão regional da conquista do clube da cidade.
“Vivi estes últimos jogos com grande sofrimento e muita expectativa e agora vivo este momento com uma enorme alegria”, disse Isilda Gomes, que tem no Portimonense “o único clube de que sou sócia”, recorda.
O Portimonense conquistou a liderança após jogo nos Açores frente ao Santa Clara por duas bolas a uma. Na época o clube acumulou 83 pontos, resultado de 25 vitórias, oito empates e nove derrotas, que garantiram o título com mais dois pontos que o segundo classificado, o Aves, com o União da Madeira a fechar o pódio com 64 pontos.
Milhares de pessoas esperaram no Largo 1º de Maio a chegada dos campões para serem recebidos nos Paços do Concelho.
Apesar do atraso a festa foi rija quando finalmente os heróis de Portimão e do Algarve chegaram à cidade do Arade para serem recebidos em euforia, numa recepção emocionada dos adeptos e filhos de Portimão que não arredaram pé e que o POSTAL acompanhou com vários directos on-line.