O Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, sofreu inundações devido à chuva forte esta manhã de terça-feira, segundo o Correio da Manhã.
Algumas imagens publicadas pelo CM mostram as infraestruturas alagadas e com alguns estragos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 20:00 de segunda e as 07:00 desta terça-feira 394 ocorrências no país relacionadas com o mau tempo, sem causaram vítimas.
De acordo com Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as ocorrências estão relacionadas sobretudo com quedas de árvores, queda de estruturas, limpeza de vias e inundações.
“Em nenhuma destas ocorrências temos conhecimento do registo de feridos ou qualquer via cortada. É natural que durante as operações de limpeza sejam algumas vias sejam interrompidas temporariamente”, referiu.
O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, desde logo na terça-feira por influência da depressão Babet, informou o IPMA.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo em Portugal continental “vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões”, que “transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água”.
Na terça-feira, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, lê-se na nota, lembrando o IPMA que “para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos”.
Leia também: Outubro arranca muito quente e seco, mas atenção às alterações na segunda quinzena