O 1º Curso Livre de Introdução ao Estudo dos Provérbios (CLIEP1) vai ter lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campo, em Tavira, de 4 a 7 de Agosto, das 14.30 às 17.30 horas.
O curso é organizado pela Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP), uma instituição cultural sem fins lucrativos, sediada em Tavira, e única no seu género a nível mundial, e pretende envolver a comunidade da região.
Conforme refere Rui Soares, presidente da AIP-IAP, “a associação tem por missão contribuir para a defesa e valorização do património cultural intangível, com base no estudo científico dos provérbios”.
Para aquele dirigente, “os provérbios como expressões ditas de origem popular, espelham ensinamentos da vida quotidiana e resultam da observação da realidade envolvente. Uma introdução ao seu estudo terá em conta os contextos em que os provérbios se inserem, permitindo que os participantes adquiram uma perspectiva mais abrangente das sociedades e das diferentes culturas, em geral”.
“Os provérbios estão presentes na nossa cultura há muito tempo, habituámo-nos a referi-los e a ouvi-los, e contêm inúmeros significados, entre outros aspectos. A par de outras formas de comunicação, os provérbios são elementos importantes na construção da identidade, com um grande potencial para o desenvolvimento da imaginação, dado a sua estrutura e os ensinamentos que transmitem, de forma sucinta”, explica Rui Soares.
Inscrições até 30 de Julho
Assim, no CLIEP1 vão ser abordados os provérbios como cultura universal; os provérbios como representação da realidade envolvente; os provérbios e a preservação do património cultural imaterial e os provérbios e as boas práticas interdisciplinares.
Rui Soares, presidente da AIP-IAP (Doutor em Ciências da Educação-Ramo da Educação Intercultural), e Marinela Soares, do Conselho Consultivo da AIP-IAP (Mestre em Educação, Mestre em Relações Interculturais), são os responsáveis pelo 1º Curso Livre de Introdução ao Estudo dos Provérbios.
De realçar que a frequência do curso será reconhecida com a emissão de um certificado de presença e de participação, tendo um mínimo de dez e um máximo de vinte participantes
Os interessados em frequentar o curso devem inscrever-se até ao próximo dia 30, preenchendo uma ficha de inscrição e entregando no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal de Tavira. A inscrição só será válida após o pagamento e envio do comprovativo.
Mais informações podem ser obtidas através do email: aipiap.tavira@gmail.com