A relação da Psicologia com a Tecnologia vai estar no centro das atenções do XXI Encontro de Psicologia, que, a 20 de abril, com início às 09:00, volta a reunir na Universidade do Algarve especialistas desta área científica, parceiros e futuros psicólogos.
Organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o Encontro realiza-se no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, do Campus de Gambelas.
Após a sessão de abertura, Pedro Joel Rosa, professor associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), e coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental do ISMAT, assegura uma conferência, sobre o papel do eye-tracking na investigação em Psicologia, apontado as tendências futuras na aplicação desta técnica nos estudos desenvolvidos no amplo campo da ciência psicológica.
No sentido de contribuir para a formação contínua dos psicólogos das instituições parceiras do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, a presente edição do Encontro de Psicologia oferece quatro workshops, um por cada sessão temática:
Psicologia da Educação – Tecnologia e intervenção psicológica de carreira: desafios e eficácia;
Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia – A contribuição do eye-tracking para o estudo do funcionamento cognitivo;
Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – Por um futuro sustentável: Contributos da ciência comportamental e inovação digital;
Psicologia Clínica e da Saúde – TIC em Psicologia Clínica e da Saúde baseada na evidência.
Tal como nas edições anteriores, além das componentes científica e de formação, o Encontro serve ainda para estreitar laços entre os futuros psicólogos e os parceiros que se propõem a acolher os estágios curriculares. Dezenas de instituições terão oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem de forma a que se constituam numa oportunidade para os finalistas dos cursos de Mestrado. Para tal, serão constituídas mesas dedicadas à Psicologia Clínica e da Saúde; à Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; à Psicologia da Educação e ainda às Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia.
O programa está disponível aqui.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.