Uma mulher de 64 anos queixava-se de febre, dores abdominais e diarreia incessantes, tosse seca e suores noturnos quando deu entrada num hospital de Nova Gales do Sul, na Austrália, Realizados exames para saber a causa veio a descoberta inesperada, a mulher, tinha um verme parasita de 8 centímetros de comprimento no cérebro. Segundo um neurocirurgião a situação de existirem parasitas no cérebro é comum em Portugal.
O neurocirurgião Vítor Moura Gonçalves à RTP3, refere que esta situação não é inédita e até é comum, sobretudo em países subdesenvolvidos, sendo que o que distingue este caso de outros é o tipo de parasita.
Vitor Moura Gonçalves explica que o parasita ‘Ophidascaris robertsi’ nunca tinha sido detetado num humano, mas é comum em cobras píton e em cangurus.
No caso da mulher da Austrália, há informações que ela vivia junto a um lago onde existem este tipo de cobras pelo que terá sido o contacto com os ovos deste réptil, diretamente ou indiretamente, que levou à contaminação. O especialista afirma que “houve uma barreira que foi quebrada”.
Segundo o neurocirurgião, este tipo de parasita é endémico na Austrália, mas existe “outra espécie do mesmo parasita que já foi detectado noutras partes do globo que podem provocar isto”.
No nosso país, alerta o médico, o que se verifica mais vezes são infeções pela ‘Taenia solium’, “parasita que existe na carne de porco mal passada e que pode alojar-se no sistema nervoso central”.
“Já houve vários casos [de parasitas no cérebro], já operei doentes com ovos no cérebro. Não com uma larva, mas com o ovo. A causa está na contaminação pela ingestão de ovos através do consumo de carne de porco mal passada”, explica o especialista.
O conselho do médico é “cozinhar bem a carne de porco”. Estes casos, segundo o médico, “manifestam-se pela forma de epilepsia e dores de cabeça”.
“Parasitas no cérebro é algo frequente”, refere o neurocirurgião e explica que o que distingue o caso da doente australiana é o facto de ter sido um outro parasita.
Leia também: Saiba qual é bebida que nunca deve tomar pela manhã se quer evitar problemas de coração