Para muitas pessoas, acordar durante a noite para ir à casa de banho é uma ocorrência ocasional e inofensiva. No entanto, se este comportamento se tornar frequente, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, com a apneia do sono a surgir como uma possível explicação.
De acordo com informações do site Health Digest, citado pelo Notícias ao Minuto, o consumo de álcool, café ou chá perto da hora de dormir pode contribuir para as interrupções do sono. No entanto, a apneia do sono, um distúrbio que afeta a respiração durante o sono, também pode desempenhar um papel nas idas frequentes à casa de banho durante a noite.
A apneia do sono é conhecida por causar uma série de sintomas, incluindo dificuldades respiratórias, dores de cabeça, falta de concentração, suores noturnos e azia. Surpreendentemente, a necessidade de urinar frequentemente durante a noite está ligada a esse distúrbio do sono.
Segundo a Sleep Apnea, aproximadamente 50% das pessoas com apneia do sono experimentam a necessidade de urinar durante a noite. Brandon R. Peters, especialista em medicina do sono, explica que o corpo normalmente libera uma hormona antidiurética durante o sono para evitar interrupções noturnas para urinar. No entanto, essa liberação é interrompida em indivíduos com apneia do sono, resultando no acúmulo de urina na bexiga e, consequentemente, na necessidade frequente de ir à casa de banho.
Entender os sinais do corpo é crucial para identificar possíveis problemas de saúde. Se o padrão de acordar para urinar persistir, consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada pode ser fundamental para diagnosticar e tratar eventuais condições médicas, como a apneia do sono.
Leia também: Esta vila algarvia é a capital do polvo