Uma empresa de farmacêutica da Moderna, empresa que desenvolveu uma das vacinas da Covid-19, acredita que em menos de cinco anos as vacinas para o cancro, doenças cardiovasculares e autoimunes estarão prontas.
Os estudos sobre essas vacinas demonstram “uma tremenda promessa”, visto que um progresso foi feito em 12 a 18 meses, depois do trabalho feito para alcançar a vacina da Covid-19, avança o The Guardian
“Teremos essa vacina e ela será altamente eficaz e salvará muitas centenas de milhares de pessoas, senão milhões de vidas. Acho que seremos capazes de oferecer vacinas personalizadas contra o cancro e contra diferentes tipos de tumores”, revela o médico Paul Burton, diretor da farmacêutica à mesma fonte.
O médico revela também que algumas infeções respiratórias podem ser tratadas com uma única vacina e que as terapias de mRNA, que fazem com que as células aprendam a produzir proteína que desencadeia a resposta imune do corpo contra a doença, vão ficar disponíveis para doenças raras para as quais atualmente não existem medicamentos.
Os cientistas afirmam que o progresso acelerado pode ser desperdiçado se um alto nível de investimento não for mantido.
“O mRA pode ser aplicado a vários tipos de doenças. Temos estudos em todas essas áreas e todas elas se mostraram muito promissoras”, afirmou Paul Burton.