O boletim covid-19 da Direção-Geral da Saúde assinala esta sexta-feira três mortes, 1751 infetados e 774 recuperados em Portugal, nas últimas 24 horas. Há atualmente 36.224 casos ativos em todo o país, mais 974 do que na véspera.
Trata-se do número mais alto de infeções em mais de dois meses, desde que se registaram 1778 a 8 de setembro. Já os três óbitos são o valor mais baixo dos últimos 12 dias e o mais baixo do mês, em que a média diária é de 6,4 mortes.
Os internamentos sobem pelo sexto dia consecutivo e estão no nível mais alto desde setembro: há mais 28 pessoas com covid-19 nos hospitais do país (total: 411). A última vez em que se tinha passado a fasquia das quatro centenas fora a 27 de setembro.
Nas unidades de cuidados intensivos há 65 camas ocupadas, mais uma do que na véspera.
Quanto à matriz de risco, o R(t), ou índice de transmissibilidade, sobe para 1,15 na globalidade do território nacional e no continente — era de 1,12 na anterior análise. A incidência da covid-19 aumentou para 134,2 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 133,3 no continente — na segunda-feira, os valores eram de 125,4 e 124,8 casos, respetivamente.
Estes são os números gerais da pandemia desde que o primeiro caso de covid-19 foi diagnosticado em Portugal, em março do ano passado: 1.104.189 infeções, 18.234 óbitos e 1.049.731 doentes recuperados. Há esta sexta-feira 29.618 contactos em vigilância (mais 2.698 do que na véspera).
MADEIRA COM MAIOR NÚMERO DE NOVOS CASOS DESDE AGOSTO
A Madeira tem esta sexta-feira mais 57 novos casos de covid-19. É preciso recuar até 22 de agosto para encontrar um valor superior, quando foram identificados 58 infetados na região autónoma.
No Norte é preciso recuar até 10 de setembro para encontrar um número mais elevado do que o verificado esta sexta-feira: há mais 472 casos na região.
O Centro, onde foram registados 461 infetados, não tinha um número tão alto num só dia desde 2 de setembro. Contudo, não há qualquer óbito a assinalar nestas três regiões mencionadas nas últimas 24 horas.
Há uma morte a assinalar em Lisboa e Vale do Tejo, que mantém exatamente o mesmo número de casos diários verificado na véspera (549), o que representa 31,35% do total diário nacional.
No Algarve há a reportar mais 113 infetados e um óbito, no Centro há mais 60 casos, enquanto nos Açores foram contabilizados mais 39 infetados e uma vítima mortal.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população idosa, o retrato do país é este:
COVID-19: SETOR SOCIAL E BOMBEIROS VACINADOS A PARTIR DE 22 DE NOVEMBRO
O setor social e os bombeiros que transportam doentes começam a ser vacinados contra a covid no dia 22 de novembro. Os recuperados da doença vão receber orientações nos próximos dias, no entanto, Graça Freitas adianta que vão ser vacinados nesta “nova etapa”.
António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantou que já foram administradas, em Portugal, um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 450 mil doses de reforço contra a covid-19.
UM MILHÃO DE VACINAS DA GRIPE ADMINISTRADAS E MAIS DE 450 MIL DOSES DE REFORÇO DA COVID-19
É urgente acelarar o processo de vacinação em Portugal. Por isso, este fim de semana, as pessoas com mais de 80 anos podem ir receber o reforço da vacina contra a covid-19 em qualquer Centro de Vacinação sem ter a obrigatoriedade de marcar com antecedência.
Em Portugal já foram administradas mais de 450 mil doses de reforço contra a covid-19. A ideia é que, até ao Natal, a população mais velha já tenha recebido a terceira dose da vacina.
Os Centros de Vacinação estarão abertos das 9h00 até às 17h00. O processo começa na população mais velha e, de forma decrescente, vai até ao limite da faixa elegível: pessoas com mais de 65 anos.
Mas, para poder estar nesta lista já terá de ter tomado a segunda dose há mais de 180 dias.
COVID-19: LACERDA SALES GARANTE QUE PORTUGAL ESTÁ A PREPARAR EVENTUAL NOVA VAGA
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, confirma que os planos de contingência já estão a ser preparados pelos vários hospitais e centros de saúde.
Este fim de semana, há casa aberta para a vacinação. Lacerda Sales admite alguns constrangimentos, mas garante que tudo será feito para que ninguém fique para trás.
MAIS DE 5 MILHÕES DE MORTOS NO MUNDO
A covid-19 provocou pelo menos 5.078.208 mortes em todo o mundo, entre mais de 251 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
Gráficos e mapas do Expresso, jornal parceiro do POSTAL
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças