A Universidade do Algarve, embora tenha suspendido as atividades letivas presenciais como medida de prevenção e controlo da propagação da COVID-19, continua a prestar apoio a 161 estudantes através de alojamento, distribuição de alimentos e apoio psicológico.
Dos 161 estudantes, 44 são de nacionalidade portuguesa e 117 de outras nacionalidades, sendo a mais representada a brasileira.
“Os Serviços de Ação Social (SAS) da UAlg permanecem em o contacto diário com estes alunos, quer por telefone, quer por email, garantindo-lhes ainda a limpeza dos espaços (recolha de roupa suja e entrega de roupa lavada) e a distribuição de géneros alimentares”, explica a UAlg em comunicado.
A universidade algarvia presta também “apoio e acompanhamento psicológico online disponibilizados pelo Gabinete de Psicologia e Apoio Psicopedagógico, já que estes estudantes sentem falta do suporte social e familiar num momento particularmente difícil”. O apoio online pode ser extensível, no regime de counselling, “a novas solicitações de outros estudantes da UAlg”. Caso necessitem, devem entrar em contacto com o Gabinete via email: [email protected]
A UAlg disponibilizou ainda dois apartamentos para acolher alunos do Curso do Mestrado Integrado em Medicina que estão a dar apoio à linha SNS24.
Os SAS continuarão a acompanhar o evoluir desta situação de crise, quer ao nível de diagnóstico de intervenção social, quer das condições socioeconómicas, adaptando, sempre que necessário, novas medidas de atuação.
A Universidade do Algarve prossegue com as atividades letivas através de ensino à distância, verificando-se uma crescente adesão tanto por parte dos estudantes, como dos docentes.