A testagem à covid-19 chegou ontem ao interior do concelho de Castro Marim. Odeleite foi a primeira povoação a ser visitada pela Unidade Móvel de Saúde, que durante o dia de hoje continua a percorrer as povoações mais isoladas e com maior risco de transmissibilidade das freguesias do Azinhal e de Odeleite.
Depois de dois fins-de-semana a testar a população de Altura e Castro Marim, num total de 1200 testes, o Município espera completar 2.000 testagens. Com a evolução positiva da situação pandémica, quer a nível local, quer a nível nacional, a autarquia castromarinense opta “por concluir esta 1ª fase de testagem em massa, planeando avançar com uma 2ª fase quando se iniciar o desconfinamento”.
“A testagem em massa em Castro Marim, promovida sob o lema ‘Testar para parar o vírus’, é uma iniciativa de caráter voluntário, que conta com a solidariedade de dezenas de técnicos de saúde, desde os mentores Pedro Ribeiro e Ricardo Pereira, enfermeiros, higienistas e farmacêuticos, até aos elementos da Proteção Civil Municipal, funcionários da autarquia e outras pessoas que quiseram juntar-se ao movimento”, explica a autarquia castromarinense em comunicado.
Todas as ações foram supervisionadas pelo delegado de saúde local, Dr. Mariano Ayala, seguindo as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.