O Município de Tavira criou a edição “Alimentos do Mês” com o intuito de salvaguardar, promover e valorizar a Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da UNESCO, assim como o estilo de vida saudável.
Trata-se de uma parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Algarve III – Sotavento, Centro de Saúde de Tavira, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e Associação Internacional de Paremiologia.
A Câmara de Tavira explica em comunicado que “o desdobrável visa destacar, mensalmente, uma proteína, um legume e uma fruta, através da divulgação de receitas com produtos locais e da época. Esta publicação é distribuída, nos mercados municipais de Tavira, Cabanas, Luz e Santa Catarina da Fonte do Bispo”.
As receitas são fornecidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e a informação nutricional pelo Centro de Saúde de Tavira.
O projeto conta, ainda, com a colaboração da Associação Internacional de Paremiologia (AIP – IAP) que contribui para a transmissão do património oral mediante a difusão de provérbios relacionados com os alimentos em evidência.
Os alimentos da época e locais são mais económicos, mais ricos nutricionalmente e com um menor impacto ambiental.
A Dieta Mediterrânica foi considerada pela Organização Mundial da Saúde um padrão alimentar de excelência.