Os 56 trabalhadores agrícolas alojados ontem pelo seu empregador, num aldeamento turístico, em Cabanas, já foram identificados pela GNR, referiu hoje à noite a Câmara Municipal de Tavira.
“Para salvaguarda dos mesmos e da população, foram alvo de avaliação clínica por parte do Centro de Saúde e os trabalhadores que vieram de fora da região algarvia serão, por precaução e apesar de não apresentarem sintomas, testados para despiste de covid-19”, salienta a nota de esclarecimento publicada na página de Facebook da autarquia, assinada pela presidente Ana Paula Martins.
“Ao contrário do grupo da Cruz do Areal, trata-se de um grupo com relação contratual e devidamente acompanhados pelo seu empregador e que nenhum dos elementos apresentava, ao momento, qualquer sintomatologia relacionada com o novo coronavírus”, refere o comunicado que adianta que os trabalhadores rurais “deslocaram, maioritariamente, de Castro Marim e os restantes 10 da Costa Vicentina”.
“É nossa intenção manter a população tavirense informada mas apelamos à calma e ao bom senso para que não se generalizem situações que possam causar ainda mais instabilidade do que aquela que, por via deste contexto, estamos a viver e que temos que, forçosamente, lidar diariamente”, salienta Ana Paula Martins.
Segundo o comunicado, a Comissão Municipal de Proteção Civil “está a desenvolver todos os esforços para que o impacto desta pandemia no nosso concelho seja minimizado, reunindo frequentemente, analisando caso a caso, e operacionalizando a estratégia de atuação para que consigamos dar resposta a esta luta, que ninguém esperava mas que juntos estamos a combater”.
A presidente da autarquia relembra que “Juntos somos mais fortes. Cada um no seu papel, estamos a atuar sempre em consciência de que aquilo que estamos a decidir e a executar é o mais adequado para todos os tavirenses, bem como para quem, não sendo do nosso concelho, se encontra na nossa área de jurisdição”.
Ana Paula Martins conclui dizendo que “nós fazemos o nosso papel. Faça o seu, ficando em casa e mantendo a calma!”