Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto TVI | DR
Saúde

Médica Diana não confia na Comissão que investiga más práticas no Hospital de Faro

“Em todos os casos [denunciados], o problema era a idade do doente, os antecedentes cirúrgicos. Nunca a técnica (ou falta dela) do cirurgião envolvido. Quem conhece o serviço e o cirurgião em causa, sabe que isto é muito maior que os 11 casos que denunciei

13:22 14 Maio, 2023 09:29 16 Maio, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A médica, Diana Carvalho Pereira, responsável por denunciar alegados casos de erros e de negligência, no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, comentou este sábado, no seu Instagram, a questão da carta anónima enviada para várias entidades da saúde a denunciar a existência de queixas relativas ao cirurgião que foi nomeado pela Ordem para coordenar a Comissão Independente que investiga suspeitas de má prática no Serviço de Cirurgia do Hospital de Faro.

Sobre a carta anónima Diana Pereira revela que o seu advogado recebeu a carta no dia 20 de abril, “decidimos não fazer nada com ela, tendo apenas dado conhecimento ao bastonário de que a recebi também. O que iríamos fazer agora era unicamente a carta para o MP em conjunto com uma exposição com outros factos relevantes (que nem chegamos a enviar ainda). O autor da mesma deve ter decidido que era altura de a expor publicamente”.

A médica continua, “não conhecia o cirurgião mencionado nem tenho ligação nenhuma ao IPO do Porto, felizmente. Não conheço sequer um médico que trabalhe naquele serviço. Desconheço se o conteúdo da carta é verdadeiro ou não. O que sei e posso afirmar, até porque já o disse na imprensa, é que a comissão independente não me recebeu da melhor forma quando me convocaram para reunir”.

Diana enumera três pontos que a fazem duvidar da Comissão independente que investiga os casos denunciados por si.

“Primeiro, porque me queriam impedir de ter o meu advogado comigo, algo que é um direito meu enquanto denunciante. Lá aceitaram a custo mas contrariados; segundo, porque fui eu que fiz a queixa e fui a última a ser ouvida (desculparam-se dizendo que quando foram ao hospital queriam ouvir toda a gente envolvida, sendo que nunca ninguém me convocou oficialmente para nada) e terceiro e mais importante, porque parecia que aquela reunião foi um exame aos meus conhecimentos teóricos e não uma tentativa de apurar factos”.

A médica refere que “em todos os casos [denunciados], o problema era a idade do doente, os antecedentes cirúrgicos ou as comorbilidades. Nunca a técnica (ou falta dela) do cirurgião envolvido. Quem conhece o serviço e o cirurgião em causa, sabe que isto é muito maior que os 11 casos que denunciei. Sabe que há anos que tudo isto se passa reiteradamente e repetidamente sem haver um controlo adequado por parte das chefias”.

“Não tenho nada contra a Ordem dos Médicos, embora já tenha ouvido os mais variados relatos sobre a forma como lidam com estes casos. Se o conteúdo da carta é verdadeiro, eu não sei. O que sei é que independentemente disso, não confio na comissão pela forma como me abordaram. E quem deveria julgar efetivamente todos estes casos em termos técnicos deveria ser também pelo menos um perito médico legal, com legitimidade para avaliar dano corporal”, finaliza.

Hospital de Faro: Ordem recebe carta anónima questionando médico que lidera investigação
Hospital de Faro: Denunciado queria que médica Diana fosse internada compulsivamente
Médica Diana revela caso de más práticas com 5 anos arquivado dias depois da sua denúncia
Médica Diana retoma internato em Portimão e revela novo caso negligente em Faro
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • PSP diz que Movimento que esvazia pneus de veículos não pratica crime
    PSP diz que Movimento que esvazia pneus de veículos não pratica crime
  • PS quer tornar definitiva a comparticipação dos tratamentos termais prescritos pelo SNS 
    PS quer tornar definitiva a comparticipação dos tratamentos termais prescritos pelo SNS 
  • Edifício Sociocultural de Quarteira abre portas à comunidade entre 9 e 11 de junho
    Edifício Sociocultural de Quarteira abre portas à comunidade entre 9 e 11 de junho
  • Apreendida mais de meia tonelada de haxixe lançada ao mar pelos tripulantes a Sul de Portugal
    Apreendida mais de meia tonelada de haxixe lançada ao mar pelos tripulantes a Sul de Portugal
  • Dia da Escola Azul: Alunos do 2º ciclo apanharam um litro de beatas na praia da Fuseta-Ria
    Dia da Escola Azul: Alunos do 2º ciclo apanharam um litro de beatas na praia da Fuseta-Ria

Opinião

  • Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho
    Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho
  • Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
    Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
  • A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
    A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve