Em janeiro de 2020, um homem que ficaria conhecido como o primeiro paciente documentado com Covid-19 nos Estados Unidos procurou uma clínica de atendimento urgente. Dois dos seus sintomas, tosse e febre, estavam entre aqueles que se tornariam característicos da Covid-19. No entanto, o paciente também havia experimentado dois dias de náuseas e vómitos.
Muitos de nós associamos a Covid-19 a problemas respiratórios. Contudo, de acordo com Peter Chin-Hong, especialista em doenças infeciosas da Universidade da Califórnia, algumas pessoas que adoecem com o vírus nunca experimentam dor de garganta, tosse ou dores no corpo. Certas pessoas acabam por se sentir mais como se tivessem uma intoxicação alimentar do que qualquer outra coisa.
“Isto porque o coronavírus é como lançar uma bomba no seu corpo. Vai sentir isso em múltiplos órgãos diferentes, não apenas nos pulmões”, revelou Ken Cadwell, professor de medicina da Universidade da Pensilvânia, que estuda como a Covid-19 afeta o intestino.
Com os casos de Covid-19 a aumentar e as chamadas variantes “FLiRT” a impulsionarem a disseminação durante o verão, veja como identificar e tratar os sintomas gastrointestinais menos conhecidos.
Reconhecer e Resolver Sintomas Estomacais
Em algumas pessoas, os sintomas gastrointestinais surgem durante os primeiros dias de uma infeção, antes de desenvolverem febre e tosse. Segundo Chin-Hong, muitas pessoas que só experimentam sintomas estomacais “nunca pensam nisso como Covid”.
Diarreia, por exemplo, é um sintoma gastrointestinal comum relacionado à Covid-19, de acordo com o especialista. As pessoas, no entanto, também podem perder o apetite e sentir náuseas, dores abdominais e vómitos.
Para Davey Smith, especialista em doenças infeciosas da Universidade da Califórnia, a Covid-19 não se manifesta da mesma forma todas as vezes que uma pessoa é infetada. Pode-se ter sintomas de constipação e gripe durante um surto do vírus e sintomas gastrointestinais noutra ocasião. O Paxlovid, um medicamento antiviral que reduz o risco de doença grave, também pode causar diarreia.
A hidratação é importante para qualquer pessoa com Covid-19, e beber bastante líquido é fundamental se estiver com diarreia ou vómito. Segundo Adrienna Jirik, gastroenterologista da Cleveland Clinic, caso tenha dificuldade em manter a comida no estômago, opte por alimentos leves como torradas e bananas.
Aqueles que partilham o mesmo WC podem tomar medidas para evitar a contaminação da área com as partículas virais nos seus dejetos, como abrir uma janela para melhorar a ventilação.
Um Lembrete sobre Outros Sintomas da Covid-19
Atualmente, as variantes mais comuns em circulação parecem causar os mesmos sintomas que vimos em outras estirpes do vírus. Além do desconforto digestivo, as pessoas geralmente desenvolvem dor de garganta, congestão ou corrimento nasal, dores de cabeça e musculares, febre ou calafrios, tosse e fadiga.
Em casos graves, por exemplo, podem até ter dificuldade em respirar. Embora algumas pessoas que adoecem percam o paladar ou o olfato, esse sintoma é muito menos comum agora do que era no início da pandemia.
Qualquer um desses sintomas pode aparecer dias depois de passar algum tempo com alguém que tem o vírus. Contudo, de acordo com Chin-Hong, se sabe que foi exposto, é importante ficar atento a todos os sintomas, incluindo os gastrointestinais.
“Se todos na sua casa têm Covid-19 e você está com diarreia, então precisa de ligar os pontos”, concluiu o especialista.
Mantenha-se atento aos sinais menos comuns da Covid-19 para uma resposta mais rápida e eficaz ao vírus.
Leia também: Fica em Portugal um dos lugares secretos mais bonitos da Europa