A forma como inicia o seu dia tem um grande impacto na sua saúde em geral. Os portugueses têm o hábito de beberem um café logo pela manhã, até aí tudo bem, mas segundo a nutricionista Mary Sabat, em entrevista ao ‘website’ SheFinds, não deve em circunstância alguma ingerir bebidas energéticas logo pela manhã. A razão prende-se com o facto de estar a colocar a saúde do seu coração em risco.
“As bebidas energéticas estão entre as bebidas matinais que podem ter um impacto negativo na saúde do coração”, começa por referir a nutricionista, que aponta que uma das razões está na grande quantidade de cafeína que essas bebidas normalmente possuem.
Mary Sabat explica que, “pode levar a um rápido aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial”. “Contribui ainda para ritmos cardíacos irregulares, aumento do stress no sistema cardiovascular e até mesmo ao desencadear palpitações cardíacas ou arritmias.”
Saiba que se ingerir bebidas energéticas com frequência os efeitos na sua saúde vão ser sentidos a longo prazo. Segundo a nutricionista, “pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas”.
O açúcar é também um fator que pesa bastante nesta equação. Com efeito, a grande maioria das bebidas energéticas contém doses elevadas de açúcar. O resultado não pode ser benéfico. Ingestões elevadas de açúcar resultam numa maior probabilidade de aumento de peso e de resistência à insulina, ambos com efeitos nefastos para a saúde do coração.
Leia também: Nutricionista avisa para não comer estes cinco “falsos alimentos saudáveis”