O hábito de respirar pela boca é um hábito que pode parecer inofensivo, mas está longe disso. A verdade é que pode estar na origem de vários problemas de saúde.
“A respiração oral pode fazer com que desenvolva infeções das vias aéreas, como amigdalite, pneumonia e faringite, além de problemas como ronco, apneia do sono, dificuldade em engolir alimentos, alterações no posicionamento dos dentes e língua, flacidez facial e outros inúmeros problemas”, explica Gustavo Meirelles otorrinolaringologista em declarações ao Metrópoles.
O tratamento para a respiração oral vai depender da causa que origina a condição. Quando os casos são menos graves, pode ser feita a limpeza da cavidade nasal e medicação adequada.
A melhor respiração é feita através do nariz
A importância do seu nariz muitas vezes passa despercebida até que fica constipado. Um nariz entupido pode reduzir sua qualidade de vida. Também pode afetar a sua capacidade de dormir com qualidade e de funcionar em geral.
O nariz produz óxido nítrico, que melhora a capacidade dos pulmões de absorver oxigénio e transportá-lo por todo o corpo, o que relaxa o músculo liso vascular e permite a dilatação dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico também é antifúngico, antiviral, antiparasitário e antibacteriano, o que ajuda o sistema imunológico a combater infecções.
Respirar pela boca está ligado até a transformações na própria estrutura da cara. É provável que o seu rosto fique mais estreito e com menos definição nas maçãs do rosto.
Quando respirar pela boca, a tendência é de inclinar a cabeça para trás, o que aumenta o conteúdo craniano na parte posterior do cérebro. Isso tem resultado direto na postura e no formato do rosto e pescoço.
Leia também: Vários casos de parasitas no cérebro em Portugal por ingestão de carne de porco mal passada