O café é uma das bebidas mais populares no mundo e Portugal não é excepção, no entanto o que dizem os estudos sobre os efeitos que vários cafés por dia causam no nosso cérebro? Existem vários estudos sobre o café e o seu efeito na nossa energia, com algumas reflexões sobre se a sensação energética não é meramente um efeito placebo. Pode até ser o caso, mas é certo que o café impacta a atividade cognitiva, como confirmado por três estudos distintos. Saiba agora mais sobre o tema com a ajuda do site Versa.
Um desses estudos, datado de 2007 e citado pela mesma fonte, analisou uma amostra masculina e concluiu que o consumo de café (idealmente de três cafés por dia) reduz o declínio da atividade cognitiva.
Uma investigação mais recente, conduzida pela Universidade do Minho em Portugal, verificou mudanças no funcionamento cerebral durante o consumo de cafeína, destacando o impacto particular desta substância em funções que requerem atenção ou em tarefas executivas.
Além disso, um estudo em animais revelou ainda outros dois benefícios do consumo de cafeína: a redução de défices motores e cognitivos associados ao envelhecimento. Adicionalmente, observou-se uma melhoria no desempenho da memória ao consumir aproximadamente três chávenas de café por dia.
Leia também: A praia com a água mais quente de Portugal fica no Algarve. Saiba como chegar lá