A gripe sazonal, constipação e Covid-19 são ambas doenças respiratórias infeciosas, mas que têm particularidades capazes de as distinguir.
Cátia Caneiras, representante da comissão de trabalho de infecciologia respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia disse ao EXPRESSO que “a origem de cada uma das doenças é distinta. No caso da epidemia atual, está em causa um vírus “com características únicas e que difere dos outros coronavírus – SARS e MERS – e que é também diferente do vírus da gripe (doença causada por vários tipos e subtipos do vírus Influenza)”.
Os dois vírus têm em comum o facto de poderem ser transmitidos de pessoa para pessoa através de gotículas disseminadas por uma pessoa infetada, “mais frequentemente através da fala, da tosse ou do espirro”, acrescentou.
Ambas as doenças têm sintomas parecidos, com início geral súbito e que podem incluir febre, tosse, dores no corpo, entre outros sintomas.
Segundo a especialista, ambas as doenças “podem evoluir para situações clínicas variadas: da infeção assintomática à pneumonia vírica, podendo, em certos casos, evoluir para uma patologia fatal”, realçou.
RELACIONADOS:
Há 34 novos infetados em Portugal. Algarve sobe para seis. Casos suspeitos duplicam
Moto Clube de Faro encerra sede. Concentração em risco de ser cancelada
Confirmação do primeiro caso de um turista infectado pelo covid-19 no Algarve
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Há mais dois casos no Algarve, já são cinco pessoas contagiadas por coronavírus
Pena até cinco anos de prisão para quem furar quarentena
Covid-19: Costa anuncia encerramento de discotecas e limitações em centros comerciais