Mas afinal o que é a rinoplastia? “É a cirurgia plástica para remodelar o nariz, reduzindo ou aumentando o seu tamanho, mudando a forma da ponta ou do dorso e até afinando as narinas”, explica o cirurgião plástico, que alerta para a necessidade da escolha de um bom cirurgião, fundamental para o sucesso da cirurgia. Aqui, o tipo de pele, o tamanho e a forma do nariz são analisados em comparação com a face, porque “às vezes a correção do queixo pode ser feita juntamente com a rinoplastia para melhorar o equilíbrio da cara”, alerta Luiz Toledo.
Por vezes, são os pacientes mais jovens que recorrem a este tipo de cirurgia. No entanto, deve haver uma atenção redobrada relativamente à idade de quem quer fazer este tipo de intervenção porque, segundo o médico, “as estruturas da face mudam com o crescimento, sendo preferível esperar um desenvolvimento mais completo da face antes de se fazer a cirurgia”. Ou seja, “as raparigas devem ter pelo menos 14 e 15 anos e os rapazes pelo menos 16 e 17 anos”.
Numa cirurgia como esta é preciso ter noção de que o resultado final só é obtido no espaço de um ano e meio. No pós-operatório, os pontos são geralmente absorvidos e não precisam de ser retirados, sendo necessário dormir, nos primeiros dias, com cabeça mais elevada para reduzir o inchaço e a possibilidade de pequenos sangramentos. Assim, o especialista aconselha “o uso de tampões nas primeiras 24 horas após a cirurgia, o retorno ao trabalho em 1 a 2 semanas e evitar a exposição ao sol dentro de 1 a 2 meses”.