É de conhecimento geral que antes de ir dormir não deve comer determinados alimentos ou adoptar certos comportamentos. Um desses comportamentos é publicar algo nas redes sociais. Pode, pois, adormecer até três horas mais tarde do que o normal, quando o faz.
A conclusão é avançada por um estudo feito na Universidade de Duke nos Estados Unidos e citado no DailyMail. O estudo também foi alvo de publicação na Sleep Medicine, revista científica.
Estudo feito com mais de 50 mil participantes
Os cientistas para chegar a esse entendimento analisaram mais de 50 mil indivíduos que utilizavam o Reddit, famosa rede social. Descobriram ainda que pessoas que publicavam algo uma hora antes de se deitarem tinham quase o dobro da probabilidade de ficarem acordadas até mais tarde.
As pessoas que fizeram mais do que uma publicação têm uma probabilidade maior de ficarem acordadas durante mais horas do que quando comparado com os indivíduos que fizeram apenas uma publicação.
Como reagimos às interações das redes sociais?
Para os cientistas a explicação é simples. Receber gostos e comentários provoca uma descarga de adrenalina que bloqueia as hormonas do sono. Mais especificamente, a antecipação que muitos utilizadores sentem enquanto esperam por algum tipo de reação, é capaz de estimular a atividade cerebral e fazer com que se esteja mais alerta.
Luz azul
Há ainda outro fator: a exposição à luz azul dos nossos telemóveis, tablets e computadores, pois, tal exposição tem a capacidade de perturbar o ciclo do sono e fazer com que seja mais difícil produzir e libertar melatonina, a hormona do sono.