A Biblioteca Municipal de Castro Marim foi palco da apresentação de um programada inovador de combate ao stress, na passada quarta-feira, dia 12 de Abril.
“Há quanto tempo ninguém te abraça?”. São os factores emocionais os responsáveis por cerca de 60% das doenças que chegam aos gabinetes dos médicos. “60% das doenças são psicossomáticas”, garantiu Hector Ricardo Ojunian, na apresentação do programa que promete ajudar a ultrapassar o stress. Levantar o histórico de vida emocional do indivíduo, segundo o médico e professor universitário, mestrado em Saúde Colectiva, pode explicar a origem de algumas doenças.
“O Presidente Francisco Amaral é um inovador, se existissem mais programas como este e outro aqui promovidos – combate à obesidade e combate ao tabagismo – , programas com uma visão humanista, onde se resgata a escuta activa dos clínicos, as salas de espera dos hospitais e clínicas estariam muito menos cheias”, garantiu o médico.
Aos presentes, Hector Ojunian deixou alguns alertas, como “evitar conflitos”, assegurando que a ideia da mudança pode assustar, mas, em psicologia, a repetição “é a morte”.
O programa de combate ao stress em Castro Marim tem as inscrições abertas e arranca na próxima quarta-feira, dia 19 de Abril, pelas 21 horas, também na Biblioteca Municipal. Para se inscrever deverá contactar a Câmara de Castro Marim, através dos números 281 510 754 / 927 246 386.