Num momento em que a preferência pelos transportes públicos e a prática de atividade física têm sido reconhecidas como importantes para a saúde e para o ambiente, o simples ato de subir e descer escadas tem ganhado destaque.
O cardiologista desportivo François Carré, em declarações ao jornal francês Le Monde, citado pela iol, destacou os benefícios para a saúde associados ao hábito de utilizar escadas, relacionando-o com a melhoria dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Este gesto simples do quotidiano não só promove a saúde do coração, como também fortalece os músculos quando utilizado de forma eficaz.
Para tornar as escadas mais atrativas e promover o seu uso, arquitetos têm sido desafiados a projetar espaços mais acessíveis e convidativos. Além disso, é possível potenciar os efeitos positivos deste hábito com apenas 10 minutos do seu dia.
A personal trainer Holly Dolke, citada pela mesma fonte, propõe uma rotina rápida de exercícios que combina atividade cardiovascular e muscular, permitindo queimar gordura e tonificar o corpo. Este treino pode ser realizado tanto em ambientes interiores como exteriores, tornando-se acessível a todos.
Assim, com apenas 10 minutos e um simples lanço de escadas, é possível investir na sua saúde e bem-estar, sem a necessidade de equipamentos sofisticados ou deslocações a um ginásio, que ocupam tempo precioso. Incorporar este hábito na sua rotina diária pode trazer benefícios significativos para a sua saúde física e mental.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo